A SAP anunciou o lançamento no mercado do SAP Responsible Design and Production, uma ferramenta que permite às empresas acompanhar os regulamentos de responsabilidade alargada de produtor (EPR), os impostos sobre o plástico, bem como incorporar princípios de circularidade nos principais processos de negócio e forma a eliminarem o desperdício e voltarem a criar valor, através do desenho de produtos que sejam sustentáveis desde a sua origem.
A nova solução é nativa da cloud, foi co-desenvolvida com a Accenture e é baseada na SAP Business Technology Platform e quer ajudar as organizações a fazerem a transição para a economia circular.
Segundo a SAP, o Responsible Design and Production permite que as empresas tenham «uma melhor visibilidade dos fluxos de materiais ao longo dos processos, incluindo o seguimento e o cumprimento de regulamentos em constante actualização, especialmente os relativos às embalagens dos produtos e plásticos».
Assim, é possível «realizar alterações ao desenho, para redução dos resíduos e para tomar decisões fundamentadas quanto à redução dos custos dos sistemas de reutilização e reciclagem a jusante».
Scott Russell, membro da Comissão Executiva da SAP SE e responsável de Customer Success, salienta que as empresas devem ter um papel mais activo na preservação do planeta «através de um design de produto inteligente e responsável, que reutilize os recursos ao invés de os eliminar».
O responsável esclarece que «existe uma complexidade inerente na concepção de produtos que eliminam o desperdício e utilizam materiais responsáveis, mas que a solução SAP Responsible Design and Production aborda-a e oferece a solução ideal aos clientes, ajudando-os a disponibilizar produtos circulares e a alcançar uma economia regenerativa».