NacionalNotícias

Genesis Digital Solutions fecha ronda de 3 milhões de euros para reforçar a área de I&D

A empresa portuguesa de IA empresarial tem casos em produção de assistentes de inteligência artificial no Centro Hospitalar de Santo António, no IEFP e na DGAEP.

© rawpixel.com/Freepik
A Genesis Digital Solutions anunciou a conclusão de uma ronda de investimento de 3 milhões de euros. O valor será usado para reforçar a equipa de I&D, acelerar a evolução da sua solução e a expansão geográfica para a região MENA.
O financiamento contou com a participação de fundos de inovação geridos pela Quadrantis Capital, no âmbito do SIFIDE. A empresa portuguesa de IA empresarial reconhecida no Deloitte Technology Fast 50 2024 e 2025 tem casos em produção de assistentes de inteligência artificial no Centro Hospitalar de Santo António, no IEFP e na DGAEP.
A Genesis Digital Solutions vai agora aumentar equipa de produto e desenvolvimento «com perfis seniores em engenharia de plataformas multi-cloud, sistemas distribuídos e arquitecturas agentic»; evoluir a Genesis AI «para suportar deployment em múltiplas clouds e em infraestrutura soberana europeia ou regional».
Além disso, a plataforma da empresa vai também ter novas funcionalidades como a «orquestração de múltiplos agentes em workflows complexos, e uma camada de operations intelligence que transforma a operação de IA em insights de negócio accionáveis».
Guido Santos, CEO da Genesis Digital Solutions, explica como a tecnológica tem evoluído: «Há três anos, ninguém na empresa sabia o que era um agente de IA. Hoje temos vários a trabalhar em organizações portuguesas, com casos provados em administração pública e empresas privadas. Este investimento permite-nos aprofundar a tecnologia que sustenta estes casos, e abrir caminho para a próxima geração da plataforma – multi-cloud, multi-LLM, com soberania de dados como princípio de arquitectura. É a aceleração que precisamos para competir em escala internacional».

Deixe um comentário