NotíciasSegurança

Kaspersky revela aumento da procura por especialistas de cibersegurança com experiência em IA

Segundo o relatório da empresa, 41% das organizações estão a implementar ou a planear implementar apoio externo para se adaptarem ao cenário de ameaças potenciadas pela inteligência artificial.

macrovector / Freepik

O estudo ‘Cyber defense & AI: Are you ready to protect your organization?’ da Kaspersky mostra que as empresas têm de se preparar para ciberataques impulsionados pela IA já que quase nove em cada dez inquiridos prevêem um aumento significativo destas ameaças nos próximos dois anos.

Segundo o relatório, as organizações valorizam casa vez os conhecimentos especializados em cibersegurança e inteligência artificial com 86% dos inquiridos a sublinharem a importância de aumentar os conhecimentos internos, através de formação aos colaboradores, e 83% a sublinharem a necessidade de conhecimentos externos.

Assim, 41% das empresas estão a implementar ou a planear implementar apoio externo para se adaptarem ao cenário de ameaças em evolução, enquanto 40% estão a fazer o mesmo através de iniciativas de formação interna. Além disso, 46% já recorrem a especialistas externos em cibersegurança e 55% têm programas de formação em vigor, o que sublinha uma abordagem dupla para reforçar a sua protecção.

A Kaspersky, como fornecedor de cibersegurança, tem um centro de especialistas designado AI Technology Research Center, que «reúne os esforços de investigação e desenvolvimento de IA da empresa, para aprofundar as capacidades de protecção das suas soluções».

Vladislav Tushkanov, responsável pelo centro de investigação de tecnologia de inteligência artificial da Kaspersky, salienta os principais resultados do estudo : «O nosso último inquérito mostra que as empresas estão perfeitamente conscientes da ameaça crescente dos ciberataques impulsionados pela IA e procuram reforçar a sua protecção através de soluções abrangentes, incluindo a utilização da vasta experiência de cibersegurança dos fornecedores».

O responsável explica no que consiste o AI Technology Research Center: «O centro desempenha um papel fundamental, ajudando-nos a tirar partido dos avanços da IA para melhorar as nossas estratégias de protecção contra ameaças e explorar formas inovadoras de utilizar a IA na cibersegurança. Também nos permite abordar as preocupações de segurança específicas da própria IA, garantindo que as empresas estão preparadas para as mais recentes ameaças impulsionadas pela IA».

Deixe um comentário