O último relatório da Check Point Research, equipa de investigação da Check Point Software Technologies, revela que o ransomware continua a ser a principal ameaça cibernética em Setembro e um crescimento do RansomHub.
Este Ransomware-as-a-Service foi responsável por 19% de todas as vítimas de ransomware publicadas em shame sites, enquanto que o Lockbit, anteriormente dominante, registou um declínio significativo, sendo responsável por apenas 5% das novas vítimas.
A Check Point revelou ainda uma evolução do Meow, que se afastou das tácticas tradicionais de encriptação e centra-se agora no roubo e extorsão de dados.
Além disso, a empresa destaca ainda a indústria transformadora continua a ser o sector mais visado, seguido de perto pela educação e de cuidados de saúde.
Sergey Shykevich, Group Manager – Products – R&D, da Check Point Software Technologies, explica que «o rápido crescimento do RansomHub e as tácticas avançadas como a encriptação remota estão a remodelar o panorama do ransomware. É crucial que as organizações adoptem uma prevenção de ameaças proativa e alimentada por IA para se manterem à frente destas ameaças emergentes».