Empreendedorismo

Uplink fecha ronda de mais de 9 milhões de euros para criar uma Internet descentralizada

A empresa portuense quer «garantir que a conectividade seja um direito de todos».

A Uplink anunciou o fecho de uma ronda no valor de 10 milhões de dólares (cerca de 9,38 milhões de euros) que vai ajudar a startup nacional, anteriormente conhecida HypeLabs, a ficar mais perto do objectivo de democratizar o acesso à Internet e dar início à sua internacionalização.

O investimento foi liderado pela Framework Ventures e contou com a participação da Blockchange, da Stratos, da Mustard Seed Maze e da Outlier Ventures.

A empresa portuense quer «garantir que a conectividade seja um direito de todos» e tornar as redes DePIN (redes de infraestrutura física descentralizada) e DeWi (wireless descentralizado) «numa solução comum para indivíduos e empresas».

Carlos Lei, co-fundador e CEO, explica que combinam tecnologias de hardware e Web3» para criar «oportunidades de mercado livre e incentivos totalmente novos que irão expandir e democratizar, de forma massiva, o acesso à Internet».

A Uplink «tem o potencial de substituir as operadoras tradicionais de telecomunicações» com a vantagem de oferecer «conectividade através de diversas possibilidades, como Wi-Fi, 5G e Bluetooth» de forma que o utilizador consiga sempre aceder à rede em qualquer lugar e circunstância.

A ideia da startup passa por criar um ecossistema de rede «auto-sustentável e escalável» para o qual podem contribuir qualquer pessoa ou empresa e oferecer «incentivos financeiros» a estes participantes que se tornam fornecedores ao instalar o hardware compatível.