Opinião

Segurança: Como pode uma plataforma Cloud facilitar o trabalho a um MSP

Os serviços geridos de segurança (MSS) estão a crescer em todo o mundo. As empresas valorizam, cada vez mais, a cibersegurança e os MSP tradicionais adicionaram estes serviços ao seu negócio de forma a corresponderem às necessidades dos seus clientes.

Os MSP que pretendam fazer esta transição, devem adaptar o seu modelo de negócio, selecionando as ferramentas certas para gerir eficazmente a segurança dos seus clientes. Além disso, os MSP que já prestam estes serviços e pretendem melhorar as suas operações devem explorar as vantagens de uma plataforma de gestão da cibersegurança baseada na cloud para uma melhor otimização na gestão empresarial.

Os espaços digitais atuais são cada vez mais híbridos e complexos, o que significa que os MSP têm de priorizar a simplicidade de forma a evitar violações de segurança. Para fazer face às necessidades dos clientes, torna-se imperativo utilizar ferramentas simples, fáceis e seguras.

Aqui estão os 5 benefícios da implementação de uma ferramenta de gestão da cloud para o seu trabalho enquanto MSP:

1. Mais visibilidade:

Uma plataforma Cloud fornece uma visão geral centralizada dos diferentes ativos de cibersegurança dos seus clientes e mostra o estado dos seus serviços de segurança, o que otimiza tempo e ajuda na tomada de decisões de forma atempada, informada e eficaz sobre a segurança da network do cliente. A elaboração de relatórios fáceis de utilizar também permite demonstrar o valor do seu trabalho aos seus clientes e consequentemente, construir relações de confiança.

2. Automatização:

A capacidade de automatizar tarefas repetitivas, como a configuração de ferramentas, simplifica a gestão da cibersegurança do cliente. Esta automatização permite que os analistas dediquem o seu tempo a tarefas mais complexas e valiosas, evitando a sua exaustão ou esgotamento mental.

3. Escalabilidade:

Se o objetivo é o crescimento, torna-se imperativo o uso de ferramentas escaláveis que se adaptem às condições de mudança de uma empresa. Ter uma plataforma de gestão baseada na cloud permite gerir um número ilimitado de clientes, independentemente do tipo, localização ou dimensão.

4. Gestão eficiente e simplificada:

Uma melhor gestão significa uma maior eficiência. Uma plataforma de gestão da cibersegurança baseada na cloud otimiza e simplifica os fluxos de trabalho e reduz os custos. A racionalização de tarefas como a navegação nas contas dos clientes, a gestão de políticas, o acesso simultâneo a diferentes contas ou mesmo a integração de novos clientes reduz o tempo das tarefas operacionais e permite oferecer serviços geridos de segurança (MSS).

5. Segurança:

Uma plataforma como a WatchGuard Cloud protege os dados que estão dentro de um sistema, mantendo a sua encriptação atualizada. Esta plataforma implementa um controlo de acesso e garante a separação lógica dos dados entre as diferentes contas.

A utilização de uma plataforma como esta pode fazer toda a diferença na performance de um MSP.