Empreendedorismo

Startup que torna os edifícios mais inteligentes e eficientes vence edição nacional do Zurich Innovation Championship

A seguradora explica que a escolha da solução da Bandora é o reflexo da «ambição da Zurich de criar impacto positivo através da inovação».

A Bandora é a startup vencedora da fase nacional da 5.ª edição do Zurich Innovation Championship (ZIC), o programa de inovação da seguradora que permite que startups de todo o mundo testem ideias que tentam resolver os desafios do sector.

Este ano, a iniciativa recebeu 70 candidaturas em Portugal e a startup nacional, que se dedica à transformação digital e energética dos edifícios, ganhou a competição com uma solução que permite a diminuição significativa da pegada carbónica e dos custos.

Nuno Martins, Innovation Lead da Zurich Portugal, explica a escolha da vencedora: «Nesta edição, voltámos a contar com ideias disruptivas e com potencial para fazer a diferença no futuro. A solução de eficiência energética apresentada pela Bandora, que elegemos como vencedora, é o reflexo desta nossa ambição contínua de criarmos impacto positivo através da inovação».

As startups eleitas nos diferentes países avançam agora para a fase global do ZIC, na qual serão seleccionadas 10 vencedoras que vão integrar um programa de aceleração, receber um financiamento que pode ir até 100 mil dólares e ter mentoria de diferentes líderes do Zurich Insurance Group e de especialistas externos.

Depois do período de aceleração, que decorre até Setembro, as soluções que respondem às necessidades dos clientes podem ser implementas em diversos países onde o Zurich Insurance Group está presente e, até ao final do ano, podem transformar-se em soluções conjuntas.