Empreendedorismo

Inspektlabs e Minalea são as vencedoras nacionais do concurso de inovação da Zurich

A competição, que vai na sua quarta edição, recebeu 77 candidaturas em Portugal e 3500 em todo o mundo.

jannoon028 /Freepik

O Zurich Innovation Championship anunciou que as vencedoras da actual edição do concurso são a Inspektlabs e a Minalea. As startups vão agora participar na fase global da competição ligada ao sector dos seguros.

A Inspektlabs concorreu na categoria de ‘Desenvolvimento Digital’ e criou uma solução de peritagem de veículos através de imagens que usa inteligência artificial e machine learning e que faz estimativas de custos de reparação e identificação de fraude.

Já a Minalea é uma startup francesa que competiu na área de ‘Experiência do Cliente’ e que desenvolveu uma assistente de venda virtual chamado AirPitch que pretende fazer «oferta de soluções de seguros mais transparente, analisando o perfil e as necessidades do cliente».

Helene Westerlind, CEO da Zurich Portugal, explica o objectivo do concurso: «Trabalhar com as melhores startups de todo o mundo é uma forma de reforçarmos a cultura interna de inovação, de conseguirmos acelerar a inovação que os clientes exigem e de contar com conhecimento complementar para desenvolver continuamente o nosso negócio. A inovação está no centro da concretização da nossa estratégia».

A competição, que vai na sua quarta edição, recebeu mais 77 candidaturas a nível nacional e 3500 em todo o mundo. Os vencedores foram apurados entre sete finalistas num pitch que decorreu na sede da Startup Lisboa.

As startups que ganharem a fase global do Zurich Innovation Championship vão integrar um programa de aceleração entre o final de Maio e Setembro, têm disponível um financiamento até 100 mil dólares e recebem orientação de líderes do Zurich Insurance Group e de especialistas externos.