InternacionalNotícias

AWS desenvolve programa para parceiros especializados em soluções de IA generativa

A Canalys estima que a iniciativa vai permitir «um crescimento dos parceiros da Amazon Web Services em 145 mil milhões de euros até 2028».

Freepik

A Amazon Web Services (AWS) lançou o AWS Generative AI Competency Program, um agregador de serviços de parceiros especializados que tem como objectivo proporcionar «aos clientes uma adopção mais fácil e optimizada de ferramentas de IA generativa».

A empresa indica que o programa permite maior flexibilidade de escolha entre modelos e tecnologias, em áreas como a segurança, aplicações ou integração de sistemas e vem responder a uma necessidade de mercado.

Swami Sivasubramanian, vice-presidente da AWS para Database, Analytics and ML, esclarece que a plataforma agrega «um conjunto de parceiros e serviços certificados, que vão desempenhar um papel fundamental no apoio e desenvolvimentos dos clientes da AWS».

Por outro lado, Ruba Borno, vice-presidente da AWS para Worldwide Channels and Alliances, salienta que «um estudo recente da Canalys revela que, para 87% dos clientes da AWS, um dos principais critérios de selecção de fornecedores são as suas ‘competências técnicas específicas’» e que o AWS Generative AI Competency dá «essa certificação de qualidade e permite seleccionar os melhores parceiros em IA generativa». A empresa de análise de mercado estima ainda que o programa vai permitir «um crescimento dos parceiros da AWS em 145 mil milhões de euros até 2028».

Os parceiros desta iniciativa têm uma vasta experiência na criação e implementação de aplicações inovadoras em todos os sectores e as ferramentas podem ser executadas nos em diversas tecnologias da AWS, entre as quais Amazon Bedrock, Amazon SageMaker JumpStart, Trainium e Inferentia.