NacionalNotícias

Portugal bate recorde de pedidos de patentes em 2023

A NOS Inovação, a Universidade do Porto e a Sword Health foram os três principais requerentes portugueses.

jannoon028/Freepik

De acordo com o Patent Index 2023, as empresas e inventores nacionais apresentaram 329 pedidos de patentes na Organização Europeia de Patentes (OEP), em 2023. Este é um recorde e representa um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior e de 21% desde 2019.

A NOS Inovação (28 pedidos), a Universidade do Porto (14) e a Sword Health (13) foram os três principais requerentes portugueses. A Fravizel, TGM, Novadelta, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Raiz -Instituto de Investigação da Floresta e do Papel, Feedzai e INESC Porto completam o top 10 das entidades com maior número de pedidos de patentes.

Por esta distribuição é fácil inferir que a região Norte do País lidera o ranking regional. As entidades dessa área efectuaram com 158 pedidos de patentes registados na OEP, uma quota de 48% do total de pedidos; a região Centro foi a segunda com 73 pedidos e Lisboa arrecadou o terceiro lugar com 72 pedidos. Segundo o Patent Index de 2023, o Centro registou uma queda de quase 30% nos pedidos de patentes em 2023, em comparação com o ano anterior.

As mulheres também estiveram em destaque com 52% dos pedidos de patentes provenientes de Portugal a nomearam pelo menos uma pessoa do sexo feminino como inventora. Este valor foi quase o dobro da média dos 39 Estados-Membros da OEP que se situa nos 27%.

A tecnologia informática e médica continuam a ser os principais sectores no que respeita ao pedido de patentes de Portugal no mercado europeu, representando quase um quinto do total do País. O terceiro sector que registou mais pedidos foi o das ‘outras máquinas especiais’, que abrange «uma série de tecnologias, desde ferramentas para a agricultura, têxteis e papel, até ao fabrico de objectos em 3D».

João Ferreira, director da NOS Inovação, explica a importância das patentes para o País: «Estes dados são um motivo de orgulho para a NOS e reflectem a aposta da empresa na inovação enquanto pilar essencial do desenvolvimento de negócio, mas também na linha do seu compromisso para com a promoção do empreendedorismo, criatividade e criação de valor para Portugal».