InternacionalNotícias

Feedzai e Mastercard juntam-se para reduzir as fraudes com criptomoedas

A colaboração consiste na integração da solução Ciphertrace Armad na plataforma RiskOps para que os clientes possam identificar e prevenir transacções que envolvam trocas fraudulentas antes que estas ocorram.

Kanchanara/Unsplash

Segundo um estudo da Feedzai, um dos maiores desafios para as instituições financeira continua a ser a monitorização eficaz das transações com criptomoedas. Assim, o unicórnio português e a Mastercard estabeleceram uma parceria global para aumentarem a protecção dos consumidores contra as fraudes com moedas digitais.

A colaboração consiste na integração da solução Ciphertrace Armad na plataforma RiskOps da Feedzai, para que os clientes possam identificar e prevenir transacções que envolvam trocas fraudulentas de criptomoedas antes que estas ocorram.

A plataforma da fintech portuguesa analisa dados de transações que totalizam mais de 1,5 triliões de euros anualmente e «oferece um conjunto abrangente de soluções baseadas em inteligência artificial que foram desenhadas para impedir fraudes e crimes financeiros na origem».

Já a solução de de intelligence da Mastercard permite que bancos, corretoras de criptomoedas, wallets, caixas de ATM de criptos e outros prestadores de serviços de activos virtuais (VASP) consigam avaliar melhor o risco de fraude nas transacções dos activos digitais.

Nuno Sebastião, CEO da Feedzai, explica que «os criminosos usam as cripto como parte de esquemas fraudulentos, e as receitas destes esquemas acabam muitas vezes por ser canalizados para uma transacção de criptos arriscada ou não autorizada. Este é também um desafio que os profissionais enfrentam, à medida que aumenta a sofisticação dos criminosos e das técnicas de branqueamento de capitais».

O responsável salienta que através desta parceria global vai ser possível «dar às instituições financeiras a capacidade de protegerem os seus clientes contra os riscos associados às criptos e incutirem mais confiança no ecossistema».

Já Ajay Bhalla, presidente de cibersegurança e de intelligence da Mastercard, revela que a empresa está «entusiasmada por poder dar este passo importante para a protecção do ecossistema digital e por dar às instituições financeiras os insights de que precisam para evitar transacções que envolvam trocas fraudulentas de criptomoedas».

«Com esta nova parceria, vamos ser capazes de ir mais longe e ajudar a impedir fraudes e pagamentos em esquemas fraudulentos antes que estes aconteçam, dando aos clientes mais opções, segurança e, o mais importante, mais confiança», conclui o responsável.