Empreendedorismo

Virtuleap recebe investimento de quase 2,5 milhões de euros para acelerar I&D

A startup desenvolveu uma solução que usa realidade virtual para avaliar e treinar o cérebro e está actualmente a criar umaferramenta de rastreio para detectar precocemente uma potencial perturbação cognitiva.

A Virtuleap anunciou que recebeu um financiamento de cerca de 2,5 milhões de euros por parte da GED Ventures Portugal. Amir Bozorgzadeh (na foto), CEO e co-founder da startup, revela que o investimento vai permitir «acelerar a investigação e desenvolvimento (I&D) e a comercialização de nossas soluções cognitivas de RV que irão ajudar, nas escolas, nas empresas, nos lares, entre outros, a combater esta ‘Crise Cognitiva’»

Bibi Sattar Marques, partner e membro do conselho de administração da GED Ventures Portugal, explica que a aposta «reflete a estratégia adoptada de investir em tecnologia com impacto directo na saúde mental das pessoas proporcionando uma melhor qualidade de vida».

A startup de HealthTech e EdTech desenvolveu uma solução designada Enhance VR que consiste numa biblioteca de jogos de realidade virtual para avaliar e treinar uma série de habilidades cognitivas, incluindo a memória. Os dados obtidos são analisados por inteligência artificial e permitem fazer «a triagem e perfil da saúde do cérebro».

A Virtuleap encontra-se a criar um segundo produto, o Cogniclear VR, que é uma ferramenta de rastreio cognitivo baseada em realidade virtual para detectar precocemente uma potencial perturbação, como por exemplo Alzheimer, para permitir uma intervenção antecipada, potenciando melhores resultados de saúde.

A solução, que deverá ser lançada em 2024, está a ser co-desenhada com parceiros como a Lusíadas Saúde e a Roche Portugal.