MercadoNotícias

Espanhola Hoop Carpool compra plataforma nacional Boleia.net

Em dez anos de actividade, a solução da startup portuguesa proporcionou mais de «35 mil» viagens partilhadas e permitiu uma poupança de «900 mil euros», assim como a redução das emissões de CO2 em «540 toneladas».

A plataforma de partilha de carro, que foi desenvolvida pela startup portuguesa Lindoweb Lda, vai encerrar em Fevereiro em virtude de ter sido adquirida pela Hoop Carpool. A tecnológica espanhola vai assim fortalecer a sua presença no mercado nacional com um projecto que tem mais de 22 mil membros entre condutores, passageiros e empresas.

Em dez anos de actividade, a Boleia.net proporcionou mais de «35 mil» viagens partilhadas e permitiu uma poupança de «900 mil euros», assim como a redução das emissões de CO2 em «540 toneladas», explica a Toni Jorge, CEO e fundador da Lindoweb. O responsável refere ainda que quando o projecto foi criado «não existiam outras plataformas de carpooling no mercado português e as pessoas utilizavam principalmente grupos do Facebook para partilhar boleias».

A Hoop Carpool vai agora expandir o seu raio de acção e crescer no País, ao mesmo tempo que integra a sua tecnologia com a da plataforma nacional para permitir aos «utilizadores terem experiências de carpooling mais personalizadas e intuitivas».

Paloma Martín, CEO e co-fundadora da Hoop Carpool, que já trabalha com empresas nacionais como a Galp, a Nova SBE e o Banco Santander, salienta o que levou a empresa a escolher a Boleia.net: «Podemos observar um aumento constante na procura de opções de mobilidade sustentável em Portugal, e esta aquisição permite-nos oferecer aos utilizadores uma experiência de carpooling mais robusta e adaptada às necessidades locais».

Já Toni Jorge revela os motivos por que considera que a integração entre as duas tecnológicas vai ser um sucesso: «Após o lançamento do nosso serviço ‘Empresas à Boleia’, vimos claramente que o maior potencial de poupança em termos de dinheiro e CO2 estava nas deslocações casa – trabalho. A Hoop Carpool já está presente em vários países, tem uma plataforma muito eficaz e trabalha com empresas e outras entidades de forma semelhante à nossa. Em particular, oferecendo também um apoio à comunicação interna dos seus clientes, o que é essencial para o sucesso da implementação do carpooling como meio de transporte dos colaboradores».