NacionalNotícias

Matosinhos acolhe primeiro Centro de Excelência de Cloud Security da Accenture

A Accenture inaugurou, em Matosinhos, o seu primeiro Centro de Excelência em Cloud Security na Europa, focado em reforçar a segurança digital. Manuela Vaz, presidente da empresa em Portugal, salientou a importância da segurança na nuvem para o crescimento e estabilidade dos negócios.

Manuela Vaz é a presidente da Accenture em Portugal.

A Accenture inaugurou o primeiro Centro de Excelência especializado em Cloud Security na Europa, estabelecendo-se em Matosinhos. Este centro, que a empresa caracteriza de «pioneiro», visa fortalecer a segurança na nuvem, oferecendo um leque abrangente de soluções. Ao reunir especialistas de várias áreas, o projecto «representa um avanço significativo no campo da segurança digital». No evento de apresentação, Manuela Vaz, presidente da Accenture em Portugal, enalteceu a relevância deste Centro de Excelência: «A segurança na cloud é um imperativo das organizações». Um estudo recente, divulgado pela consultora, conclui que 56% dos CEO admitem que a cibersegurança na cloud é fundamental para o crescimento e estabilidade dos negócios; porém, 74% assume não estarem preparados para enfrentar este desafio.

Matosinhos tem «potencial inovador»
O lançamento do centro surge no contexto da ‘Accenture Cloud First Sovereign Practice’, uma iniciativa global destinada a auxiliar organizações na adopção de tecnologias disruptivas na nuvem, garantindo conformidade com normas emergentes em diferentes países e sectores. Na inauguração, Jacky Fox, senior managing director e security european lead da Accenture, destacou o facto deste centro ser o primeiro na Europa focado em cloud security, com a oferta de um «serviço completo» que vai «desde a estratégia até à implementação e suporte operacional».

Esta inauguração marca também a expansão da Accenture em Portugal, após Braga, Coimbra e Lisboa. Matosinhos foi escolhido devido ao seu potencial inovador e talento qualificado, com a Accenture a recrutar activamente de instituições educacionais locais, como a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Relação de proximidade com a Câmara
Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, expressou entusiasmo com a chegada da Accenture à cidade, salientando o impacto positivo no perfil inovador do concelho e na valorização do talento local. À businessIT, a autarca explicou que a contribuição da autarquia para a fixação da empresa foi em termos de «taxas camarárias e apoio aos funcionários», nomeadamente na «identificação das suas necessidades como o estacionamento». Para Luísa Salgueiro, as empresas que estão instaladas no município «precisam de uma relação de proximidade permanente».

Aposta na retenção de talento
O Centro de Excelência concentrará esforços no recrutamento de profissionais especializados em cibersegurança, engenharia e gestão de projectos. Segundo a empresa, a formação e certificação dos profissionais é uma prioridade, para responder à procura crescente por serviços de cloud security: «Temos uma grande ambição para este centro, não só para servir os clientes internacionais, mas também para os nossos clientes em Portugal, onde queremos crescer», acrescentou Manuela Vaz.

Hoje, o centro conta com uma equipa de cerca de cinquenta profissionais, mas o objectivo passa por «multiplicar várias vezes este número», disse a executiva, que acrescentou ainda: «Somos um polo de retenção de talento jovem qualificado muito importante». A finalizar, Manuela Vaz sublinhou a ambição de aumentar as exportações dos serviços a nível internacional, espaço onde, de resto a estrutura nacional se tem destacado. Prova disso é o facto de, hoje, segundo a empresa, metade do negócio desenvolvido em Braga destina-se ao mercado externo.