Empreendedorismo

Call INNOV-ID da Portugal Ventures recebe 85 candidaturas e anuncia mais seis investimentos em startups

Nas quatro edições da iniciativa foram recebidas 398 candidaturas em que os parceiros mais activos foram o Instituto Pedro Nunes, a Startup Braga, o PCI Aveiro, a UPTEC, a Startup Lisboa e a Lispolis.

jannoon028 /Freepik

A Portugal Ventures anunciou os resultados da 4ª Edição da Call INNOV-ID, cujas candidaturas terminaram a 22 de Novembro. O programa realizado em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação e em colaboração com a Startup Portugal recebeu 85 candidaturas provenientes da rede de parceiros de ignição da sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento.

Nas quatro edições da iniciativa foram recebidas 398 candidaturas em que os parceiros mais activos foram o Instituto Pedro Nunes, a Startup Braga, o PCI Aveiro, a UPTEC, a Startup Lisboa e a Lispolis com 176 candidaturas. A rede conta actualmente com 127 entidades de todo o País e é constituída por incubadoras/aceleradoras, universidades, pólos tecnológicos, associações e câmaras municipais.

Rui Ferreira, Presidente da Portugal Ventures, salienta a importância desta colaboração: «A Rede de Parceiros de Ignição da Portugal Ventures tem sido desde 2012 um veículo primordial na identificação e validação de projectos elegíveis para as nossas calls para investimento, o que demonstra o seu importante papel no apoio ao ecossistema empreendedor nacional. A Call INNOV-ID e a exclusividade de candidaturas provenientes desta rede, é o exemplo perfeito de um modelo de parceria profícua que demonstra o resultado do trabalho excepcional que estas entidades desenvolvem junto das suas comunidades promovendo o desenvolvimento de empresas locais com ambição global geradoras de inovação e emprego qualificado».

A Portugal Ventures anunciou ainda seis novos investimentos que resultam das edições anteriores da call que totaliza, até ao momento 61 investimentos num total de 6,1 milhões de euros investidos. As startups investidas são a expressTec (ligada à biotecnologia em que a visão é providenciar acesso fácil e rápido a terapias personalizadas aos pacientes com cancro); a KeepIt (está a desenolver uma tecnologia de armazenamento de energia); a Scubic (plataforma inteligentes que ajuda as entidades gestoras de água e saneamento na gestão diária das suas operações); a Spaceo (focada em soluções para manter o espaço limpo e na remoção de satélites após o final da sua vida operacional); aTerrafarmers (empresa inovadora no campo da restauração ecológica, especializada em tecnologias de drones para reflorestação e regeneração de ecossistemas); e a Windcredible (startup focada no desenvolvimento e produção de turbinas eólicas de eixo vertical, uma tecnologia de energia renovável que gera eletricidade a partir do vento).