brand.ITOpinião

«É com enorme satisfação que vemos a nossa empresa a ser a escolhida para acompanhar a transformação digital das empresas em Portugal»

Entrevista a José Manuel Paraíso, Country General Manager da Kyndryl Portugal.

Como surgiu a Kyndryl e como se posicionam no mercado?

A Kyndryl é o maior fornecedor de infraestruturas de TI do mundo, focado na área de gestão de infraestruturas críticas, surgindo após a realização de um spin off da divisão de negócio de managed infrastructure services da IBM. A Kyndryl conta atualmente com uma carteira alargada e diversificada de clientes e parceiros de negócio bem como uma flexibilidade reforçada para responder às necessidades dos clientes, trabalhar em estreita colaboração ou aumentar investimentos em tecnologia e serviços de última geração. O posicionamento da Kyndryl tem por base a gestão de infraestruturas críticas, mas assenta também na automação e infraestruturas híbridas. Os serviços de monitorização e gestão de sistemas automatizados permitem responder aos problemas específicos de cada cliente.

O que torna a Kryndryl diferenciadora em relação aos outros players?

Considero que um dos principais elementos diferenciadores da Kyndryl é o talento e especialização das equipas que têm um conhecimento único no que toca a novas tecnologias e possuem certificações reconhecidas em AWS, Cisco, Microsoft, Google, entre outras. A Kyndryl dedica-se fundamentalmente à gestão, operação e modernização de infraestruturas críticas de tecnologias de informação e conta com uma experiência acumulada de mais de 30 anos, uma vasta propriedade intelectual e portfólio de mais de 3.000 patentes. Para além das diferentes áreas em que assenta a oferta da Kyndryl (como Cloud Services, Core Enterprise & Cloud, Aplications, Data & AI, Digital Workplace, Security & Resiliency e Network & Edge), a Kyndryl aposta numa abordagem coesa para ajudar os clientes a conceber e implementar soluções e avaliar os resultados à medida que implementam os seus planos de digitalização através das soluções Kyndryl Consult, Kyndryl Bridge e Kyndryl Vital.

Como é ajudam os V. clientes a ultrapassar os desafios da transformação digital?

Existe uma enorme quantidade de desafios relacionados com a transformação digital, desde a migração de empresas de média e grande migração para a cloud ou a implementação de estratégias de segurança cibernética. Com a pandemia, registou-se um aumento na procura e na utilização dos serviços cloud, proporcionando uma poupança em custos operacionais e impulsionando o desempenho do negócio nas organizações. Por outro lado, acreditamos que mais importante do que usar a Inteligência Artificial e Machine Learning para tratar um incidente é fazer uso destas tecnologias para evitar esse incidente, ou seja, saber como resolver um problema antes mesmo de este acontecer. O que conseguimos fazer com a nossa plataforma chamada Kyndryl Bridge foi implementar algumas abordagens de IA/ML realmente poderosas para ajudar a reduzir o risco operacional dos nossos clientes. A Kyndryl tem já neste momento cerca de 500 clientes a tirarem partido da plataforma Bridge e acreditamos que este número irá duplicar muito em breve, o que nos permite aportar cada vez maior valor aos nossos clientes.

A Kryndryl tem feito uma forte aposta na inovação, nomeadamente na área da IA generativa, IoT, entre outras, mas também na segurança e anunciaram recentemente parecerias com a Microsoft e a Cisco. Qual é a V. estratégia nestas áreas?

Estas parcerias estratégicas, como as que temos com a Microsoft e a Cisco, são cruciais para o nosso serviço uma vez que nos permitem melhorar as nossas estratégias e oferecer melhores soluções aos nossos clientes, em diferentes áreas. Estas parcerias oferecem soluções tecnológicas mais abrangentes, inovadoras, com a melhor qualidade e permitem aumentar a competitividade e a capacidade de resposta da Kyndryl.

Que balanço fazem da V. atividade em Portugal?

O balanço que fazemos não podia ser mais positivo. Embora seja um país pequeno, a operação da Kyndryl em Portugal é muito grande. Em termos de organização Kyndryl, Portugal faz parte dos chamados big countries. Temos 5 centros de delivery – Porto, Viseu, Tomar, Portalegre, Lisboa – numa estratégia assumida de descentralização e aproximação de instituições de ensino, por forma a influenciar a formação do nosso talento, captar e reter, promovendo o recrutamento nas zonas em que se encontram estes centros. Um dos casos de sucesso desta estratégia de descentralização passa por Tomar, onde a Kyndryl é já o segundo maior empregador da região, sendo o primeiro no setor privado. Somos uma empresa pioneira na captação de talento local nesta região.

A Kyndryl tem vindo a crescer o seu negócio e é com enorme satisfação que vemos a nossa empresa a ser a escolhida para acompanhar a transformação digital das empresas em Portugal. Este ano anunciámos vários novos projetos e destaco o mais recente assinado com a Start Campus. Um projeto que reflete igualmente o compromisso da Kyndryl na área da gestão de serviços de segurança, acompanhando em tempo real o funcionamento de ambientes críticos para identificar irregularidades ou falhas de segurança no maior campo de operações do SINES 4.0. É nosso objetivo e compromisso continuar a promover as melhores práticas em termos de inovação e tecnologia e dotar os nossos clientes, através de todas as competências necessárias, com os processos necessários que garantam o bom funcionamento de todos os seus sistemas.