Empreendedorismo

CALL INNOV-ID da Portugal Ventures já investiu em 55 startups num total de 5,5 milhões de euros

Com o objectivo de apresentar o resultado das três edições da iniciativa e o seu impacto, a sociedade de capital de risco e a ANI vão realizar um evento no dia 13 de Outubro no Fórum Tecnológico da Lispolis.

Teresa Fiúza, Pedro de Mello Breyner e Rui Ferreira lideram a equipa da Portugal Ventures.

A Portugal Ventures anunciou novas integrações ao seu portfólio em virtude da mais recente edição da Call INNOV-ID, uma iniciativa lançada em 2020 em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI).

A sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento investiu nas startups Azulfy (plataforma de gestão de eventos de poluição para câmaras municipais), Generosa (uma linha inovadora de produtos para plantas), INEYE Pharma (focada no tratamento de doenças oculares), Stonify (plataforma destinada aos profissionais do sector industrial da pedra natural), TimeUp (spin-off da Universidade de Coimbra que desenvolveu um dispositivo de diagnóstico, capaz de monitorizar a urina de doentes por várias semanas), Twevo (fornece soluções de vídeo com inteligência artificial) e Unlockit (empresa Web3 PropTech & GovTech dedicada ao mercado imobiliário).

A Call INNOV-ID tem como objectivo «mitigar os efeitos que se fizeram sentir no mercado pela pandemia», além de «responder a uma falha de mercado no acesso a investimento em startups em fase pre-seed, cuja tecnologia estava já desenvolvida, mas que se encontravam em fase de protótipo, prova de conceito ou em validação de product-market-fit».

Após as três edições, a Portugal Ventures realizou 55 investimentos num total de 5,5 milhões de euros. Segundo a sociedade de capital de risco, estão «ainda em pipeline mais dez operações através desta iniciativa».

Rui Ferreira, Presidente da Portugal Ventures, explica que a entidade «se orgulha dos resultados obtidos, até ao momento, sobretudo pelo impacto significativo que a mesma terá no futuro das 55 startups investidas».

Com o objectivo de apresentar o resultado das três edições da Call INNOV-ID e o seu impacto, a Portugal Ventures e a ANI vão realizar o evento ‘Call INNOV-ID: Investir no Futuro’ no dia 13 de Outubro no Fórum Tecnológico da Lispolis. Os interessados podem consultar o programa e fazer a sua inscrição aqui.

O responsável destaca ainda que a «realização do evento vai assinalar um marco importante na história desta iniciativa, onde o ecossistema ficará a conhecer o trabalho conjunto que tem sido realizado entre a nossa equipa, a ANI e os parceiros de ignição que tiveram um papel crucial de geração de dealflow qualificado para investimento, totalizando mais de 300 candidaturas nas três edições».