NacionalNotícias

DSPA anuncia primeira certificação portuguesa em IA generativa

A formação destinada a todos os profissionais que querem explorar as potencialidades da nova tecnologia vai permitir atestar as suas competências nessa área.

A Data Science Portuguese Association (DSPA), em parceria com a Microsoft, anunciou a primeira certificação em IA generativa desenvolvida por equipas portuguesas. A formação destinada a todos os profissionais que querem explorar as potencialidades da nova tecnologia vai permitir atestar as suas competências nessa área.

Fernando Matos, Presidente da DSPA, explica que a «aspira dar resposta à rápida evolução da tecnologia e das ferramentas de IA, garantindo que qualquer profissional, independentemente do seu sector de actividade, tem as competências necessárias para criar impacto e valor nas suas empresas».

A certificação, que é realizada através de uma aplicação móvel, consiste numa série de conteúdos focados em boas práticas e princípios éticos da IA generativa e sobre temas como Language Models, prompt engineering, casos de uso e o impacto da desta tecnologia na sociedade. No final, os profissionais têm de fazer um exame com 80 questões num período de 90 minutos.

O responsável acrescenta que «a área de IA generativa é uma realidade de que todos fazemos parte e, portanto, não há dúvidas de que, cada vez mais, a capacitação das pessoas e das empresas para esta realidade é imprescindível».

A certificação tem um custo de 90 euros, sendo que os associados da DSPA têm um desconto de 20%.