NotíciasTendências

SAS, DSPA e SPAIN AI lançam prémio ibérico de data science

Os Curiosity Data Science Awards têm três categorias: Data4Good, Data4Business, Data4Innovation.

SAS

O SAS, a Data Science Portuguese Association (DSPA) e a SPAIN AI anunciaram a primeira edição dos Curiosity Data Science Awards. Os prémios que pretendem promover a ciência de dados e reconhecer o trabalho dos cientistas de dados em Portugal e Espanha.

Os candidatos (individuais ou em grupo) terão até 31 de Maio para apresentar as suas candidaturas em qualquer uma das três categorias: Data4Good, iniciativas que visem melhorar a vida das pessoas; Data4Business, iniciativas que aumentem os resultados do negócio; ou Data4Innovation, iniciativas que tragam inovação na ciência de dados.

Os Curiosity Data Science Awards premiarão projectos realizados em 2020 no âmbito da ciência de dados e tanto podem participar profissionais activos, como estudantes de Portugal e Espanha.

Para participar na competição, os interessados têm de registrar-se no site dos prémios e enviar para o email [email protected] o formulário de inscrição preenchido junto com um vídeo curto de apresentação do projecto. A «candidatura deve ser apresentada em inglês, devido ao carácter internacional dos prémios e do júri», explica o SAS, em comunicado.

O júri será composto por dois membros do SAS (um em representação de Portugal e outro em representação de Espanha), um membro da associação Spain AI, outro da DSPA e outros especialistas e instituições académicas, como a Universidade de Lisboa ou a Universidade de Deusto.

Os vencedores serão anunciados numa gala especial que terá lugar em Junho, onde se procederá à entrega de prémios. O júri escolherá dois vencedores para cada categoria: primeiro lugar (Ouro) e segundo lugar (Prata), que serão avaliados pela originalidade da ideia, os resultados do projecto, a aplicabilidade da solução e a qualidade técnica dos trabalhos apresentados.

Os primeiros classificados receberão dois mil euros e dois cursos de eLearning do SAS Data Science Academy, avaliados no valor aproximado de setecentos euros; já  os  segundos classificados terão um prémio financeiro de mil euros e uma formação num curso de eLearning do SAS Data Science Academy, avaliado no valor aproximado de seiscentos euros.