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Como fazer um teste A/B?

Já ouviu falar sobre testes A/B? Vamos explicar do que se trata, como fazer e para que são úteis!

Nuvens

No marketing digital, existem diversos termos e técnicas que ajudam os especialistas a realizar experimentos com seus anúncios, a fim de comparar o nível de efetividade de uma publicidade e levá-lo em consideração para futuras campanhas.

Nesta ocasião, vamos explicar sobre os testes a/b, que com certeza serão muito úteis para melhorar seus anúncios nos diferentes meios digitais. É hora de aprender!

O que é um teste A/B?

Um teste A/B consiste em criar duas versões de um ativo digital, com o objetivo de ver qual versão tem uma melhor resposta dos usuários. Entre esses exemplos de ativos digitais, podemos mencionar:

  • Páginas de destino
  • Anúncios gráficos
  • E-mails
  • Publicações em redes sociais

É importante mencionar que em um teste A/B, metade do seu público recebe a versão “a”, enquanto a outra metade recebe a versão “b”. É por isso que o desempenho de cada versão é baseado na taxa de conversão, bem como na percentagem de pessoas que clicam no link, preenchem o formulário ou fazem uma compra.

Por que é importante realizar testes A/B?

Se você deseja aproveitar ao máximo seu orçamento de marketing, realizar testes A/B será de grande utilidade. Isso porque eles ajudarão a determinar qual tipo de ativo digital recebe mais cliques.

Com os dados obtidos, você poderá moldar suas campanhas de marketing, ajustar as atuais e levá-las em consideração para campanhas futuras, o que leva a uma melhoria no ROI (retorno sobre investimento).

Como realizar os testes A/B?

Para iniciar o processo de testes A/B, você deve considerar as seguintes etapas:

1. Identifique o problema

Você deve identificar um problema específico, pois de forma geral não seria muito útil, uma vez que existem vários fatores que determinam se o cliente ou visitante não clica nos seus ativos.

2. Analise os dados do usuário

Considere analisar os elementos aos quais você irá se direcionar. Após identificar o problema, agora você deve analisar por que seus anúncios não têm o impacto desejado.

3. Desenvolva uma hipótese para testar

Agora que você identificou o problema e analisou os dados fornecidos pelos seus usuários com suas ações, é hora de decidir o que você deseja testar e como deseja fazê-lo.

Quando você determinar o que deseja fazer e testar, você deve reduzir isso a duas variáveis ou opções.

4. Realize os testes de hipótese

É hora de realizar os testes de hipótese. Para isso, você deve desenvolver uma nova versão do elemento de teste que implemente sua ideia. Em seguida, faça um teste A/B entre essa versão e sua página atual com seu público-alvo.

5. Analise os dados

Quando o teste A/B for concluído, é hora de analisar os dados, verificando se as novas implementações tiveram resultados positivos, além de analisar qual dessas duas opções teve melhor desempenho.

6. Encontre novos desafios para sua opção vencedora

Na implementação dos testes A/B, são usados termos como “campeã” e “aspirante” para se referir à melhor opção atual e às novas possibilidades.

Quando você tiver seu teste “campeão”, o processo não deve parar por aí, pois você deve encontrar novas opções para colocá-las em competição e continuar a melhorar seu processo de testes.