brand.IT

O mercado global da modernização dos elevadores explora: esperam-se receitas superiores a 11 mil milhões de euros até 2029

Elevadores Digitales

Nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma“: com estas palavras o conhecido químico e economista francês Antoine-Laurent de Lavoisier define a palavra mudança, um conceito nunca tão atual tendo em conta a velocidade e a rapidez com que o ambiente, Na sua maioria operacional, está a evoluir. Esta chamada onda de mudanças está a afectar todos os principais setores operacionais: da tecnologia ao desporto, da moda à educação e construção. A este respeito, sublinha o que se pode definir como um subsector da mesma construção, ou seja, o dos ascensores que, segundo uma série de investigações realizadas sobre as principais publicações internacionais do sector pela KONE Itália & Ibérica, será cada vez mais o centro de mudanças e, entrando em mais detalhes, de modernizações contínuas a fim de serem eficazes e em linha com as exigências do cliente. As primeiras confirmações provêm de um recente relatório estruturado pelo Linkedin: a este respeito, o mercado global de modernizações dos elevadores, depois de ter alcançado 9 mil milhões de euros em 2023, prevê ultrapassar 11 mil milhões nos próximos 5 anos (2029). A nível geográfico, os Estados Unidos e o Canadá serão os verdadeiros activos, seguidos da China e da Europa.

Da perspectiva do Velho Continente, emerge a opinião de um especialista do setor, Javier Mur, Unit Offering and Sales Development Manager da KONE Itália & Ibérica, que comenta o cenário geral: “Quando se fala de modernização dos elevadores, não se pode ignorar a digitalização que já revolucionou todos os aspectos da nossa vida quotidiana, incluindo o uso dos elevadores. Com efeito, a modernização não consiste apenas em substituir componentes mecânicos desgastados, melhorar a acessibilidade ou atualizar determinados sistemas. A modernização é também uma excelente oportunidade para digitalizar o elevador e ativar serviços que facilitem o trabalho dos operadores e usuários de edifícios. Dotar o ascensor de conectividade é possivel activar o servço KONE 24/7 Connected, que permite prever o que pode suceder ao elevador e, desta maneira, podem-se tomar medidas antes que ocorra alguma falha. Esta funcionalidade, desde o ponto de vista da manutenção preditiva, é fundamental pela quantidade de beneficios criados, como também pela disponibilidade máxima do equipamento ou a tranquilidade de quem realiza a gestao do edifício. Mas ano ficamos por aqui pois devido às novas tecnologias, podemos integrar no elevador um smartphone de forma a permitir que os utilizadores possam realizar chamadas no momento que necessitem, sem utilizar a botoneira do elevador.

Além disso, um processo de modernização não pode ignorar a melhoria do sistema de comunicação e sinalização. O KONE Information é a solução inovadora para partilhar conteúdos multimédia baseados na Web, bem como informações de segurança e do edifício dentro das cabinas dos elevadores, nas zonas comuns dos edifícios e nos dispositivos móveis durante as deslocações. Modernizar, portanto, significa sobretudo “digitalizar“, ligar em rede, partilhar serviços, necessidades, informação, segurança.

Deixe um comentário