NacionalNotícias

NOS anuncia investimento de 8 milhões de euros em Test Bed 5G

O NOS Hub 5G fez um ano e a empresa aproveitou a ocasião para lançar a Test Bed 5G & Digital Transformation, um investimento de 8 milhões de euros que prevê apoiar 165 pilotos de produtos ou serviços inovadores que usem a rede móvel nas áreas da indústria, retalho, saúde, smart cities e sustentabilidade.

O consórcio que é composto ainda pela Sonae MC e Wells e conta com o INESC TEC, o CEiiA e a Ericsson como parceiros, faz parte da Rede Nacional de Test Beds e tem como objectivo promover a inovação e a transformação digital.

O Test Bed 5G & Digital Transformation quer ainda fomentar a colaboração e a transferência de conhecimento, ao ligar grandes empresas a startups e PME e contribuir para um ecossistema empreendedor mais robusto.

O NOS Hub 5G, lançado em Julho de 2022, já divulgou 38 casos de uso 5G, desde plataformas de smart cities como estacionamento inteligente, análise de tráfego, gestão de resíduos ou iluminação inteligente, até aplicações de telessaúde, produtos para a indústria de assistência remota com realidade aumentada ou experiências imersivas para turismo, entre outros.

Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, explicou a importância da inovação para a empresa: «O NOS HUB 5G foi, sem dúvida, um passo importante neste percurso, mas queremos continuar a percorrer esta via com uma série de novos projectos de inovação como a Test Bed 5G. Acreditamos que este é o caminho para a transição digital e para uma maior competitividade da nossa economia. Segundo o estudo ‘Impact of 5G on Portugal’, o 5G e tecnologias adjacentes irão gerar cerca 17 mil milhões de euros até 2035 em território nacional. Com o nosso trabalho e investimento queremos ajudar as organizações a usufruírem desse potencial».