Opinião

Como é que os CIOs estão a desenvolver resiliência com serviços geridos digitais

Se os últimos anos nos ensinaram algo, é que a vida é imprevisível. Esta “permacrise” de imprevisibilidade deverá continuar enquanto tivermos cada vez mais conflitos, instabilidade financeira, e catástrofes naturais. Portanto, apesar dos CIOs estarem a ajudar as organizações a inovar rapidamente e em escala, nunca foi tão importante equilibrar essa dinâmica com a consciencialização do risco e resiliência. Em 2023, o papel do CIO deve ser o de reforçar as capacidades existentes e de criar novas capacidades, ao mesmo tempo que protege a organização da volatilidade contínua e do risco crescente.

Ter uma estratégia de segurança e risco robusta permite aos CIOs desenvolverem resiliência, o que lhes dá tempo para se concentrarem na aceleração da inovação contínua e na melhoria dos serviços. Mas não é fácil – os CIOs indicam que a falta de competências e o rápido crescimento do panorama de ameaças fazem com que a resiliência seja um desafio contínuo.

O Relatório Logicalis Global CIO 2023 concluiu que mais de metade dos CIOs (52%) estão a aumentar as despesas com a gestão de risco, e planeiam aumentar as suas equipas de gestão de risco este ano.

Isto faz sentido se considerarmos o número crescente de ameaças que as organizações de IT atuais necessitam de mitigar:

  • Metade dos CIOs (48%) acreditam que malware e ransomware irão representar um risco significativo para as suas organizações este ano.
  • Outras ameaças significantes incluem data breaches (42%), pishing (37%), insiders maliciosos (31%) e erro humano causado por falta de consciencialização do staff (31%).

As boas notícias são que CIOs estão otimistas acerca da capacidade da tecnologia em desenvolver resiliência.

Os CIOs estão também a ter uma visão mais ampla da resiliência, ao repensar a forma como os serviços são desenvolvidos e prestados para ajudar a reduzir e gerir o risco. Um terço dos CIOs já trabalham com Managed Service Providers para fornecer serviços digitais e citam a compliance de segurança (39%) como uma das principais expectativas quando se trabalha com um MSP.

O Relatório Logicalis Global CIO 2023 descobriu que a maioria dos CIOs (57%) já estão a avançar para ambientes seguros cloud-first, enquanto 38% estão a trabalhar com MSPs para fornecer plataformas digitais. Esta mudança está a ser impulsionada por prioridades estratégicas mais vastas em torno da inovação e sustentabilidade: 57% dos CIOs dizem que trabalhariam com um MSP para impulsionar a capacidade das plataformas digitais, enquanto 48% seriam impulsionados pela sustentabilidade.

O benefício desta relação é claro – metade dos CIOs dizem que o MSP certo pode ajudar a libertar recursos para que os CIOs se possam concentrar nas prioridades estratégicas centrais. Entretanto, 41% dizem que um MSP pode proporcionar melhor acesso a competências e melhor visibilidade do custo e da performance (35%).

“Geramos cerca de 170.000.000 de eventos por mês. É impossível que a nossa equipa de segurança interna possa analisar essa quantidade de dados sem recorrer a parceiros e às suas informações para ajudar a identificar potenciais ameaças.”

Ray Thorpe, Global CISO, ESW

O Survey Logicalis faz uma análise aprofundada da forma como os CIOs podem desenvolver resiliência e melhorar a segurança das suas organizações. Tem também dados fascinantes sobre como estão a impulsionar a inovação e a sustentabilidade num mundo digital-first. Isto prova que os CIOs estão a aumentar a sua área de influência a nível da administração, e que se estão a tornar “architects of change.

Para saber mais sobre este tema, junte-se ao Logicalis CIO Summit. Registe-se já em www.pt.logicalis.com/cio-summit.