NotíciasSegurança

NCC Group revela que ataques de ransomware atingiram recorde mundial em Março de 2023

A empresa especialista mundial em cibersegurança e mitigação de riscos refere que a vaga está associada à exploração da vulnerabilidade GoAnywhere MFT.

FLY:D/Unsplah

O NCC Group divulgou o relatório mensal Threat Pulse que mostra que o volume de ataques de ransomware atingiu no último mês o recorde absoluto de todos os tempos, com um total de 459 vítimas. Isto representa um acréscimo de 91% em relação a Fevereiro e de 62% relativamente ao período homólogo do ano passado.

A empresa especialista mundial em cibersegurança e mitigação de riscos refere que a vaga está associada à exploração da vulnerabilidade GoAnywhere MFT, que que permite que os cibercriminosos executem um código com malware nos servidores. Os grupos mais activos foram o Cl0p, seguido do LockBit 3.0 e do Royal.

Ao nível regional, a América do Norte foi a mais afectada com 48% das vítimas; na segunda posição aparece a Europa (28%) e a fechar o top 3 está a Ásia (13%). Já os sectores mais atingidos foram a indústria, com 32% dos ataques; o consumo cíclico – onde se inclui a habitação, o retalho, a indústria automóvel e de entretenimento, com 13%; e o tecnológico, com 12%.

Matt Hull, Global Head of Threat Intelligence da NCC Group, explica as principais conclusões do estudo e o que se espera para o resto ano: «Em Março, observámos um aumento sem precedentes de ataques de ransomware, o valor mais alto que a nossa equipa alguma vez detectou. Esta é uma indicação clara do ambiente de ameaça contínua e do padrão de ataques que podemos esperar ao longo de 2023»

O responsável alerta que «é mais importante do que nunca as organizações permanecerem vigilantes e mantenham as boas práticas de segurança, incluindo garantir que os seus sistemas têm backups e estão correctamente protegidos».