brand.ITOpinião

Três formas como os CIOs estão a impulsionar a transição para o carbono zero

Os líderes tecnológicos estão na posição ideal para acelerar a sustentabilidade, ao impulsionar a transformação digital, melhorar a eficiência energética, e reduzir as emissões de carbono.

A transição para o carbono zero providencia uma grande oportunidade para que os CIOs aumentem a sua influência estratégica nas suas organizações. Os líderes tecnológicos estão na posição ideal para acelerar a sustentabilidade, ao impulsionar a transformação digital, melhorar a eficiência energética, e reduzir as emissões de carbono.

Mas, embora esta seja uma grande oportunidade, também é uma grande responsabilidade. O último relatório do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) confirma que o mundo está em grandes dificuldades devido às alterações climáticas. Mas o sucesso na redução das emissões tem sido demonstrado. O IPCC indica que as políticas, leis, tecnologias e medidas existentes em todo o mundo já estão a reduzir as emissões em milhões de toneladas de dióxido de carbono e outros gases de efeito de estufa. Assim sendo, se nos esforçarmos, podemos realmente fazer a diferença.

O Relatório Logicalis Global CIO 2023 identificou três formas como os CIOs estão a impulsionar a transição para o carbono zero:

1. Redefinir a liderança de IT para inspirar a mudança organizacional
De acordo com o nosso relatório, 92% dos CIOs notam uma ligação clara entre ESG, sustentabilidade e valor empresarial.

Os CIOs estão a tomar medidas para promover a compreensão, sensibilização e ação mensurável em torno da sustentabilidade, que se propaguem para fora do IT. Estes têm uma vantagem na compreensão da sustentabilidade, porque estão frequentemente na vanguarda da prestação de serviços digitais mais sustentáveis.

“A digitalização anda de mãos dadas com a sustentabilidade. Todas as organizações agora têm objetivos de sustentabilidade e a digitalização é a chave para a concretização desse valor para o negócio.”

Nuno Pedras, CIO e Digital Officer da Galp Energia, Portugal

É provável que os CIOs tenham experiência na avaliação de dados de sustentabilidade. No nosso estudo, quase metade dos CIOs (49%) indicaram que têm em consideração a emissão de carbono e a eficiência energética quando escolhem novos fornecedores. 20% também assinalam que esta é uma consideração importante a ter na escolha de novos Managed Services Providers (PMS).

Embora a sustentabilidade e o ESG estejam no topo da agenda empresarial, existe uma falta de compreensão quando se trata de criar e medir a eficácia de uma estratégia de sustentabilidade.

Isto irá mudar à medida que a sustentabilidade for tendo mais relevância na agenda empresarial, e quando os reguladores financeiros começarem a exigir compliance com as emissões de carbono. Quando isso acontecer, o CIO poderá ser uma figura fulcral na concretização da mudança.

Em conversa com a Deloitte, Jedidiah Yueh, fundador do SustainableIT.org, afirmou: “Os CIOs têm uma grande responsabilidade e uma incrível oportunidade de combinar o poder da tecnologia e da liderança para ter impacto não só na sustentabilidade, como nos três pilares do ESG”.

2. Otimizar a gestão de outsourcing de IT
Uma estratégia para ultrapassar estes desafios é otimizar a gestão de outsourcing de IT. Os CIOs podem tirar partido das economias de escala dos seus fornecedores para:

  • Acompanhar o impacto do carbono do seu stack tecnológico e fornecer recomendações sobre como melhorar;
  • Transitar o seu negócio para a utilização de infraestruturas mais eficientes em termos energéticos, reduzindo a necessidade de uma empresa possuir, hospedar e/ou gerir a sua própria infraestrutura;
  • Eliminar eticamente assets redundantes e até ajudar a prolongar a vida útil dos assets em uso sempre que possível;
  • Aceder às competências vitais necessárias para apoiar os seus esforços de sustentabilidade.

O nosso relatório concluiu que 48% dos CIOs indicaram que o progresso na sustentabilidade é prejudicado pela falta de competências internas, e 74% espera aumentar as despesas com a gestão de outsourcing de IT em 2023 para obter melhor visibilidade do custo e da performance (55%), e acesso às competências (48%).

3. Mudar o foco do compliance para uma sustentabilidade que forneça valor empresarial a longo prazo

Os CIOs estão a responder aos desafios da sustentabilidade, não se concentrando apenas no compliance, mas também desenvolvendo estratégias que impulsionam o crescimento, melhoram a eficiência, e proporcionam inovação. De forma semelhante, o nosso inquérito constatou que os maiores motivadores para acelerar a sustentabilidade foram os seguintes:

  • Concorrência de mercado (55%);
  • Atração de clientes (52%);
  • Expectativas dos colaboradores (45%);
  • Retenção de clientes (45%).

“Um mercado difícil exige inovação, crescimento e eficiência.” Bob Bailkoski, CEO do Grupo Logicalis

Utilizando a sua experiência em IT como uma lente para fazer escolhas estratégicas que impulsionam a inovação e a diferenciação num mundo digital-first, os CIOs têm uma oportunidade clara para impulsionarem a transformação sustentável e orientar o futuro da sua organização.

O Relatório Logicalis Global CIO 2023 faz uma análise aprofundada de como os CIOs podem impulsionar a sustentabilidade e os três pilares do ESG (ambiental, social e de governação). Tem também dados fascinantes sobre como estão a proporcionar inovação e a desenvolver resiliência num mundo digital-first. Isto prova que os CIOs estão a aumentar a sua área de influência a nível da administração, e que se estão a tornar “architects of change”.