A NOS e a LTPlabs anunciaram uma parceria que originou um projecto de consultoria de advanced analytics. O FLOW tem como objectivo «acompanhar as empresas nacionais no seu processo de transformação digital».
A iniciativa que combina as competências de profissionais das duas empresas actua em duas áreas; por um lado no apoio à tomada de decisão e por outro na geração de insights. No primeiro caso, vai centrar-se em projectos de consultoria estratégicos e personalizados às necessidades de clientes de sectores críticos da economia, como por exemplo, de geopricing, planeamento de capacidade, optimização de rotas logísticas, entre outros.
Já no que diz respeito à geração de insights, o FLOW vai realizar a produção de relatórios estandardizados para casos de uso de grandes empresas e para o sector público, como por exemplo de eventos, informação turística, análise de padrões de mobilidade ou identificação de micro-mercados com maior potencial para abertura de novas lojas.
As empresas garantem que os dados usados nos projectos serão alvo de anonimização de forma a proteger a informação dos clientes.
João Ricardo Moreira, administrador da NOS Comunicações, salienta que a analítica avançada de dados é indispensável para o desenvolvimento das empresas» e explica a aposta: «Sabemos hoje que as boas decisões são alicerçadas numa análise avançada e na correlação de dados, feitas com recurso à mais avançada tecnologia. Por isso, aliámos o nosso conhecimento à experiência da LTPlabs para colocar estes benefícios ao serviço do desenvolvimento das empresas e entidades públicas nacionais».
Já Pedro Amorim, fundador da consultora de gestão especializada em advanced analytics, diz que «o FLOW vem trazer um poder às organizações que até agora esteve, de alguma forma, vedado» e que «esse poder surge da combinação de um manancial de dados e do conhecimento granular dos hábitos do consumidores que a NOS detém e da expertise da LTPlabs».
O responsável sublinha ainda que «há um potencial significativo de aplicação destas competências cruzadas que permitirá optimizar decisões em diferentes áreas das empresas, desde o marketing às operações passando, com certeza, pela estratégia».