A DE-CIX e a Cabo Verde Telecom (CVTelecom) assinaram uma Carta de Intenções (LOI) para explorar o estabelecimento de um novo corredor de interligação no Atlântico Sul, ligando Lisboa a São Paulo, Brasil. A colaboração pretende interligar as infraestruturas de ambas as empresas e estabelecer serviços recíprocos.
O corredor planeado visa permitir que as redes do Sul da Europa, da África Ocidental e da América Latina troquem dados de forma mais directa e eficiente. Esta rota adicional tem como objectivo «reduzir a dependência dos centros de tráfego tradicionais no Norte da Europa e da América do Norte, contribuindo para uma maior resiliência, diversidade e desempenho na conectividade intercontinental».
Assim, a CVTelecom vai disponibilizar capacidade de transporte entre Lisboa e São Paulo, enquanto a DE-CIX tenciona proporcionar acesso aos seus ecossistemas e serviços de interligação em localizações-chave na Europa e nas Américas. Segundo as empresas, «o âmbito preciso, a implementação técnica e os termos comerciais da cooperação serão definidos num acordo definitivo».
É esperado que a iniciativa apoie operadores de rede, fornecedores de serviços de Internet, fornecedores de conteúdos e de cloud, bem como empresas que procuram uma conectividade eficiente e resiliente entre as três regiões. A iniciativa tem também o potencial de reforçar o acesso regional a serviços digitais e ajudar a atrair mais investimentos em infraestruturas e tecnologia ao longo do corredor do Atlântico Sul.
Theresa Bobis, Head of Emerging Wholesale Markets na DE-CIX, exploica a parceria: «untamente com a Cabo Verde Telecom, queremos criar um novo corredor de interligação no Atlântico Sul que aproxime os ecossistemas digitais da Europa, África e América Latina. Rotas de dados mais directas podem melhorar o desempenho, reforçar a resiliência da infraestrutura e abrir novas oportunidades para empresas e operadores de rede nas três regiões».
Já Isa Neves, CMO da Cabo Verde Telecom, salienta que a colaboração «representa um passo importante no reforço da posição de Cabo Verde como uma porta de entrada digital estratégica entre África, a Europa e as Américas. Ao combinar as capacidades de conectividade internacional da CVTelecom com o ecossistema global de interligação da DE-CIX, pretendemos melhorar a conectividade, a resiliência e o acesso a serviços digitais, criando novo valor para os nossos clientes e contribuindo para o contínuo desenvolvimento digital de Cabo Verde e de toda a região da África Ocidental».









