NotíciasSegurança

Cleondris reforça compromisso com a NetApp

Presente nos maiores projectos da NetApp, a startup suíça Cleondris veio a Lisboa demonstrar a intenção de ajudar os clientes a optimizar a indexação e a protecção contra ransomware.

Há mais de uma década que a Cleondris, fundada em 2006, é parceira de aliança da NetApp, especialista em nuvem híbrida. Num mundo em que o ecossistema de parceiros parece aumentar entre os fornecedores, a startup suíça permanece exclusiva dos ambientes NetApp, sobretudo com o objectivo de «manter a confiança», disse Christian Plattner, CEO e fundador desta startup que ganhou visibilidade no NetApp Insight 2018, que decorreu em Las Vegas.

Esta empresa de software, que desenvolve complementos para sistemas NetApp, foi criada com a missão de disponibilizar software especial para ONTAP e fornecer essas soluções para cada interacção de produto da NetApp, seja Clustered ONTAP, SnapDiff ou SnapMirror. Hoje, são três os produtos disponíveis: SnapGuard, Data Manager e Cleondris HCC, sendo o Data Manager o responsável pela maior fatia do volume de negócios da Cleondris.

A história desta startup que desenvolve software que auxilia o backup, a indexação de dados e a protecção contra ransomware e recuperação de desastres, é fácil de contar: a NetApp descobriu a necessidade de um novo sistema de suporte técnico front-end para utilizadores de desktop por volta de 2010, o que levou a empresa a abordar o seu parceiro Cleondris para ajudar a resolver este requisito. A partir daqui, o Cleondris Appliance foi estabelecido como um arquivo OVA, compatível com qualquer ambiente de virtualização.

Chegar aos trinta colaboradores
Actualmente com dez colaboradores, Christian Plattner disse aos jornalistas que o plano de expansão da empresa prevê atingir os trinta funcionários – contudo, não deverá «crescer muito mais que isso», admitiu. No sentido de potenciar os administradores e a equipa de segurança para melhor gerir e proteger os dados, o CEO da Cleondris revelou que está a ser elaborado um roteiro de análise comportamental que permitirá fazer uma monitorização preditiva e dar uma resposta mais rápida a possíveis ameaças.

Além disto, a Cleondris prevê entrar no AWS Marketplace – com suporte para o gestor de servidor de arquivos FSx da Amazon para Microsoft Windows já instalado – além de explorar mais inovações com a contentorização em nuvem.

No encontro com os jornalistas, o executivo garantiu que a empresa sempre foi lucrativa e nunca levantou qualquer financiamento externo, assim como reiterou o seu compromisso com a Netapp, não estando previsto desenvolver software para sistemas de outros fornecedores de armazenamento: «Reter a confiança da equipa de vendas da NetApp é fundamental no nosso modelo de negócio e, portanto, vender produtos dos concorrentes não ia ajudar».

1 comentário

  • Aqui é a Karina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

Os comentários estão encerrados.