NotíciasSegurança

NAU disponibiliza cursos online gratuitos para ajudar a aumentar a ciber-resiliência

A Plataforma NAU tem dezanove formações em cibersegurança destinadas a cidadãos e profissionais, que ajudam o País a estar mais preparado para lidar com os ataques cibernéticos.

A Plataforma NAU é um projecto da FCCN (a unidade de computação científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia) que surgiu da ideia de «desenvolver uma plataforma de cursos abertos e online que atingisse grandes audiências no contexto português e da lusofonia», explica Pedro Cabral, gestor da plataforma. O objectivo é «não deixar Portugal para trás no que respeita à adopção e disponibilização de novas metodologias de aprendizagem» e «apoiar o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e do conhecimento» no País, realça o responsável.

Lançada em 2019, a plataforma conta com mais de 180 mil utilizadores e tem cursos em parceria com 43 entidades nacionais. Os cursos online estão disponíveis para toda a população, são 100% gratuitos, em português, e estão acessíveis em nau.edu.pt. Todas as formações «têm um ciclo de qualidade que não excede mais de um ano, o que significa que todos os cursos passam por períodos de revisão de conteúdos», ou seja, estão sempre actualizados.

A importância da formação
Uma das áreas em que são desenvolvidos conteúdos é a da cibersegurança: neste momento, existem dezanove cursos da responsabilidade do CNCS (quatro), da (nove), do Gabinete Nacional de Segurança (um) e do INCoDe.2030 (cinco), todos são desenvolvidos em conjunto com outros parceiros, como a Direção-Geral do Consumidor, a delegação portuguesa do Centro Europeu do Consumidor, a ASAE e o RCTS CERT, entre outros. Estes cursos da Plataforma NAU têm sempre o mesmo objectivo: «Alertar para os perigos e consciencializar para as boas práticas e a sua aplicação no universo online», diz o responsável.

Pedro Cabral salienta que a cibersegurança «não é um assunto exclusivamente para os técnicos de informática e de sistemas de informação», mas sim uma «problemática que abrange toda e qualquer pessoa no seu dia a dia». Segundo o gestor, é «quase inevitável sofrer um ataque informático», pelo que reforça a importância da formação contínua: «Como em tudo, quanto mais informação tivermos sobre aquilo que nos pode acontecer e de que forma o podemos evitar, mais preparados estamos para responder em situações de risco». Assim, a NAU quer «fornecer às pessoas a informação necessária para que sejam mais resilientes no digital», quer a nível pessoal, quer profissional.

Temas diversificados
São vários os temas ligados à cibersegurança abrangidos nos cursos, que têm como foco o «cidadão comum», mas também os «profissionais que lidam diariamente com sistemas de informação». Entre os assuntos abrangidos estão a «ciber-higiene; a gestão da identidade digital ou passwords; os cuidados e boas práticas a ter em casa, no trabalho e noutros contextos sociais e de lazer; a confidencialidade; a disponibilidade e integridade da informação; e as compras online/fraudes por correio electrónico». No futuro, a plataforma vai ter novidades dirigidas às empresas: «Esperamos ter mais cursos dirigidos a perfis profissionais que têm de lidar diariamente com sistemas de segurança ou gestores de organizações que precisam de tomar boas decisões ao nível da cibersegurança».