InternacionalNotícias

Colt e IBM juntam-se para criar laboratório dedicado à indústria 4.0

As empresas vão ter «um ambiente que lhes permitirá optimizar o desempenho das suas operações de produção e, simultaneamente, garantir uma suave convergência das TI e dos sistemas operacionais no edge da rede».

Lifestylememory/Freepik

A Colt Technology Services e a IBM anunciaram o lançamento de um laboratório que irá disponibilizar serviços de edge cloud seguros para acelerar a indústria 4.0. O Industry 4.0 Lab vai oferecer experiências práticas que permitam às empresas encontrarem formas de «impulsionar e rentabilizar o 5G, recursos de edge como o controlo visual, a monitorização da telemetria da cadeia de abastecimento, a segurança de TI/OT, a gestão remota, e a monitorização das ameaças».

A Colt vai disponibilizar serviços cloud SD-WAN e a plataforma de computação virtual inteligente e flexível, Colt Edge e a IBM a possibilidade de usar tecnologias híbridas e de IA, incluindo a IBM Cloud Satellite e a IBM Maximo Application Suite. Desta forma, as empresas vão ter «um ambiente que lhes permitirá optimizar o desempenho das suas operações de produção e, simultaneamente, garantir uma suave convergência das TI e dos sistemas operacionais no edge da rede».

O laboratório tem já três casos de uso de edge que são «alicerces fundamentais para a indústria 4.0» e que consistem na «identificação de peças ou de problemas de defeito na cadeia de abastecimento e a possibilidade de desencadear automaticamente fluxos de trabalho inteligentes; telemetria da cadeia de abastecimento para identificar lacunas nos stocks e nas peças e automatizar os processos de encomenda e de atendimento; e de segurança para monitorizar ameaças e proteger dados em todo o ambiente de TI/OT e cloud.

Mirko Voltolini, VP of Innovation, da Colt, explica que o novo laboratório reune «o melhor das soluções de conectividade, de edge e de smart manufacturing, reforçadas pela experiência da IBM e da Colt». O responsável salienta ainda que a «indústria 4.0 tem um enorme potencial no sector industrial e o laboratório é um passo emocionante uma vez que apoiam as empresas a melhorarem a visibilidade, a análise, o desempenho e a manutenção dos seus sistemas e das suas operações industriais».