NotíciasSegurança

Ciberataques aumentam 28% em todo o mundo no terceiro trimestre

Portugal foi um dos países que foi contra esta tendência com uma diminuição de 19% no número de ataques médios por empresa.

Wirestock/Freepik

A Check Point Research revelou os resultados do mais recente relatório trimestral de 2022 em que foram registados mais 28% de ataques cibernéticos a empresas em todo o mundo, em comparação com o segundo trimestre do ano.

O número médio de ataques sofridos por organização no terceiro trimestre foi de 1130 ataques, apesar de se ter registado um ligeiro aumento, este foi menos expressivo quando comparado com anos anteriores, devido a uma melhor preparação por parte das empresas. A nível mundial, o sector da educação foi o mais afectado.

A área de threat intelligence da Check Point mostrou ainda os dados a nível regional, em que a Ásia registou o maior número de ciberataques no terceiro trimestre de 2022, com uma média de 1778 ataques semanais por organização, o que representa um aumento de 21% em comparação com o mesmo período do ano passado.

As empresas da América Latina foram alvo de 1572 ataques semanais (+32%) e em terceiro lugar ficou a região de África com 1549 ataques semanais às organizações, o que representou um decréscimo de 6% em relação ao trimestre anterior.

A região da Austrália e Nova Zelândia foi a que registou um maior crescimento dos ataques (72%) com 904 ciberataques por semana seguida da Europa com um aumento de 22% quando comparado com o período homólogo, tendo uma média de 896 ataques por organização. Por último, a América do Norte com 849 ataques às organizações (+47%).

Portugal é um dos países que foi contra esta tendência com uma diminuição de 19% no número de ataques médios por empresa, com uma média de 922 ataques por empresa.

Já o relatório aponta ainda o ransomware como a ameaça número um para as organizações apesar do número de ataques ter caido 8% em todo o mundo em comparação com o terceiro trimestre de 2021.