NotíciasTendências

Criptomoedas não param de aumentar e são já mais de vinte mil

O mercado das moedas digitais não tem tido um ano fácil, com diversas flutuações e grandes descidas de valor. Mas, se falarmos do número de criptomoedas existentes, a dinâmica é outra e não param de crescer: já ultrapassam as vinte mil, apesar de apenas cerca de metade estarem activas.

Kanchanara/Unsplash

Apesar de, este ano, o mercado se ter revelado um verdadeiro quebra-cabeças para quem investe em criptomoedas, não param de aparecer novas moedas digitais – mas nem todas podem ser transaccionadas. Das 20 268 existentes em circulação, apenas 10 953 estão activas, segundo o site investing.com. O mercado continua a valer muito, quase um bilião de euros, mas a verdade é que, do final do ano passado para este, as perdas estimadas são de cerca de dois biliões de euros, de acordo com os dados do CoinMarketCap (este mercado chegou a valer quase três biliões de euros em Novembro de 2021).

Uma evolução rápida
A Bitcoin foi criada em 2009 e, no final de 2013, existiam cerca de cinquenta criptomoedas diferentes. No ano seguinte, esse número cresceu aproximadamente dez vezes e ultrapassou as quinhentas. O número de moedas digitais disparou ao longo dos anos e os dados do Statista mostram que o número total de criptomoedas activas subiu 75 vezes em oito anos, saltando para mais de 4500, no início de 2021. Mas é verdadeiramente entre o ano passado e 2022 que o número aumenta de forma significativa para mais do dobro. Hoje são quase onze mil as moedas digitais activas, um aumento de 70% em relação a Agosto do ano passado. E só nos primeiros seis meses de 2021, apareceram 1500 novas moedas; no final do ano, o crescimento era ainda mais relevante com cerca de mil moedas novas a cada mês.

A nível geográfico, um estudo da Gemini de 2021, mostra que a Ásia é o continente que tem mais utilizadores de criptomoedas com 160 milhões – quatro vezes mais que as restantes regiões. A Europa, com 38 milhões de utilizadores, ocupa a segunda posição seguida de África (32 milhões), da América do Norte (28 milhões), da América do Sul (24 milhões) e, em último, da Oceania, com apenas um milhão de utilizadores de criptomoedas.

As criptomoedas mais importantes
A Bitcoin e a Ethereum continuam a ser as duas principais moedas, mas ambas perderam praticamente 70% do seu valor total ano-a-ano, diz a CoinMarketCap – outras moedas sofreram perdas ainda maiores. No entanto, as cinco principais continuam a representar 75% do valor total do mercado. A Bitcoin chega aos 40% do mercado com um valor de cerca 425 mil milhões de euros; a Ethereum tem, agora, uma quota de 20%, quando já foi mais do triplo, e vale 190 mil milhões; a Tether, a USD Coin e a Binance Coin (BNB) correspondem aos restantes 15% e valem em conjunto cerca de 163 mil milhões de euros.