NotíciasSegurança

1,5 milhões de pessoas desencriptaram ficheiros com a ajuda da iniciativa No More Ransom

Após seis anos e existência, o projecto que conta agora com 188 parceiros, entre os quais agências policiais e empresas de cibersegurança, e tem 136 ferramentas de desencriptação.

Freepik

Os ataques de ransomware estão a crescer em todo o mundo e esta tendência parece que veio para ficar segundo o que indicam as principais consultoras e empresas de cibersegurança.

Em Julho de 2016, foi lançada a iniciativa No More Ransom com o objectivo de ajudar as vítimas de ransomware a desencriptar os seus ficheiros. Após seis anos e existência, o projecto que conta agora com 188 parceiros, entre os quais agências policiais e empresas de cibersegurança, e tem 136 ferramentas de desencriptação. O No More Ransom, que está disponível em 37 línguas, ajudou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo a recuperar acesso aso seus dispositivos e ficheiros .

No site nomoreransom.org, os parceiros publicam ferramentas de desencriptação, instruções sobre como denunciar um crime cibernético, independentemente do local onde este tenha ocorrido. Estas ferramentas e materiais ajudaram as vítimas de 165 famílias de ransomware a recuperar os seus dados sem efectuar qualquer pagamento.

Para além das ferramentas de desencriptação, o projecto visa igualmente difundir informação sobre o funcionamento dos ransomware e as medidas que podem ser tomadas para prevenir estas ameaças.