NotíciasSegurança

Ataques de ransomware comprometeram 34 terabytes de dados sensíveis em 2022

Março foi o mês mais prolífico para os cibercriminosos que roubaram 16 TB de dados, a maioria no ataque ao fabricante de peças para automóveis Denso.

macrovector / Freepik

Os dados do relatório Threat Landscape for Ransomware Attacks da Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) mostram que os hackers já conseguiram roubar 34 terabytes (TB) de informação em 320 ataques realizados este ano.

A edição de Julho do estudo mostra ainda que existiram 623 ataques de ransomware nos países da União Europeia, nos EUA e Reino Unido entre Maio de 2021 e Junho de 2022.

Analisando as violações de dados ocorridas mensalmente, Março foi o mês mais prolifico para os cibercriminosos que roubaram 16 TB de dados, a maioria no ataque ao fabricante de peças para automóveis Denso. Em Janeiro foram comprometidos 5 TB de dados, em Fevereiro 7 TB, em Abril e Maio, este valor foi de 3 TB em cada mês.

Quanto ao número de ciberataques, na primeira metade de 2022, foram reportados 320 incidentes de ransomware sendo que, em Janeiro, existiram 25 ataques de ransomware, em Fevereiro aumentaram para 54 tendo chegado aos 92 em Março. O trimestre fechou assim com 171 ataques de ransomware. Já em Abril, Maio e Junho, foram comunicados 113, 32 e 4 incidentes, respectivamente.

Segundo a AltasVPN, «na realidade este número poderá ser mais significativo já que muitas empresas não reportam os incidentes com medo de arruinar a sua imagem e que os clientes percam a confiança na marca».