Empreendedorismo

Portuguesa iLoF recebe ronda de financiamento de 5 milhões de dólares

O valor conseguido será usado «para acelerar pilotos correntes e futuros e agilizar o desenvolvimento da plataforma».

Os fundadores da iLof: Mehak Mumtaz, Paula Sampaio e  Luis Valente.

A iLoF anunciou que recebeu um financiamento de 5 milhões de dólares que foi liderado pela portuguesa Faber e contou com a participação do M12, o fundo de capital de risco da Microsoft, Quiet Capital, Lunar Ventures, Alter Venture Partners, re.Mind Capital e Fluxunit, o fundo de capital de risco da ams OSRAM.

Além disso, a ronda de financiamento contou com os investidores Charlie Songhurst, ex-director geral da Microsoft, Berggruen Holdings e Nicolas Berggruen. Até ao momento, a empresa já arrecadou mais de 8 milhões de dólares em financiamento.

O valor será usado «para acelerar pilotos correntes e futuros e agilizar o desenvolvimento da plataforma» da startup nacional que criou uma plataforma de inteligência artificial para acelerar a descoberta e desenvolvimento de medicamentos personalizados.

Segundo a iLof, o objectivo é «reduzir radicalmente o tempo e o custo de recrutar pacientes para ensaios clínicos, e permitir o rápido desenvolvimento de terapias eficazes para milhões de pacientes em todo o mundo».

Luis Valente, co-fundador e CEO da iLoF, explica o papel da startup: «Durante anos, os tratamentos foram desenvolvidos com a suposição de que funcionam para todos. No entanto, cada pessoa é diferente e vários factores podem contribuir para a eficácia de um tratamento em um determinado paciente. Isto significa que milhões de pacientes vivem actualmente sem acesso a um tratamento eficaz e modificador da doença. Capturamos grandes quantidades de dados para criar cópias digitais de perfis biológicos e subtipos de doenças, que armazenamos na nossa biblioteca digital. Diferentes perfis de pacientes poderão assim ser seleccionados e rastreados pela plataforma, acelerando o desenvolvimento de tratamentos eficazes e personalizados, e permitindo ensaios clínicos mais humanos e centrados no paciente».

A equipa da startup portuense é composta por 20 cientistas, empreendedores e investigadores internacionais e até 2023, deverão ser contratadas mais de 20 colaboradores nas áreas de física, ciência de dados, biologia e gestão de produto.