MercadoNotícias

Qualcomm compra empresa de automação e orquestração de redes móveis Cellwize

Com a aquisição, Ofir Zemer, o CEO da empresa de Singapura, passa a vice-presidente de gestão de produtos da Qualcomm.

Bright Pixel Capital

A Qualcomm Technologies adquiriu a Cellwize Wireless Technologies, empresa que faz parte do portfólio da Bright Pixel Capital desde 2019.

A empresa de automação e orquestração de redes movéis vai ajudar a multinacional norte-americana a «acelerar ainda mais a sua posição em termos de inovação e a adopção de Radio Access Networks 5G (RAN)», assim como impulsionar a transformação digital e a economia cloud. Com a compra, Ofir Zemer, CEO da Cellwize, passa a vice-presidente de gestão de produtos da Qualcomm.

«As operadoras móveis globais e as empresas privadas estão a instalar redes 5G a um ritmo sem
precedentes, com o objetivo de ligar tudo e todos à cloud», explica Durga Malladi, vice-presidente
sénior e diretor-geral de modems e infraestruturas celulares da Qualcomm.

O responsável acrescenta que ao «juntar as melhores tecnologias de automação de RAN da Cellwize, a Qualcomm Technologies reforça a sua capacidade de impulsionar o desenvolvimento da rede 5G – acelerando a adopção global da RAN aberta, a inovação da infraestrutura móvel baseada na cloud e as instalações de
redes privadas 5G».

A Cellwize, que integrava o portefólio do braço de investimento da Sonae, foi fundada em 2013 e conta com clientes em todo o mundo, entre os quais grandes empresas de telecomunicações como a Telefónica, a Axiata e a Bell Canada.

Já Carlos Alberto Silva, Managing Partner da Bright Pixel Capital, explica as mais valias da empresa: «Quando a Bright Pixel Capital decidiu investir na Cellwize, a empresa destacou-se pelaqualidade e vanguarda da tecnologia, sendo que, nesta altura, o 5G ainda estava a dar os primeiros passos. Agora, com as condições criadas para a instalação das infraestruturas necessárias e a grande pressão sobre as operadoras de telecomunicações para assegurarem esta rede, a solução revelou-se essencial. Estamos, por isso, muito contentes com este desfecho e pela Bright Pixel Capital ter acompanhado o sucesso da equipa da Cellwize».