Empreendedorismo

Bosch anuncia fundo de 250 milhões de euros para apoiar startups

A empresa de capital de risco investe até 25 milhões de euros e disponibiliza know-how e contactos para que as startups possam evoluir os seus modelos de negócio.

Freepik

A Robert Bosch Venture Capital (RBVC) anunciou a criação de um fundo de investimento de 250 milhões para apoiar startups «em todo o mundo cujas tecnologias têm o potencial de melhorar a qualidade de vida e conservar os recursos naturais».

A subsidiária do grupo Bosch, que é um dos maiores investidores da Europa, tem no seu portfólio mais de 50 empresas com soluções nas áreas de inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), semicondutores e computação quântica e está presente China, Alemanha, Israel e EUA.

Através do programa ‘Open Bosch’, a RBVC avalia cerca de duas mil startups e selecciona até 10 para apoiar. A empresa de capital de risco investe até 25 milhões de euros e disponibiliza know-how e contactos para que as startups possam evoluir os seus modelos de negócio e ser tornem fornecedores, clientes ou parceiros de tecnologia da Bosch.

Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, explica a estratégia da empresa: «Os nossos investimentos em startups promovem o progresso tecnológico nos negócios e na sociedade. E nós também beneficiamos dessa colaboração, pois soluções para tarefas cada vez mais complexas podem ser encontradas com mais rapidez e eficiência em parceria com outros».