DistribuiçãoNotícias

Lucros da Esprinet crescem 39% em 2021 com ajuda do mercado nacional

Portugal foi o país que registou o maior crescimento face a 2020 com um aumento de 59% nas vendas.

A Esprinet anunciou os resultados do ano passado em que registou os melhores resultados de sempre. Com vendas de 4,691 milhões de euros em 2021, a empresa teve um crescimento de 4% em relação ao ano anterior em que registou uma facturação de 4,492 milhões de euros.

O EBITDA também aumentou 25% para 86,1 milhões e os lucros líquidos cresceram 39% face a 2020 para 44,1 milhões de euros.

Ao nível das áreas de negócio, a cloud foi a que mais cresceu tendo atingido 141 milhões de euros em vendas, o que corresponde a um aumento de 183% ante o ano transacto. Destaque ainda para o segmento de clientes empresariais, onde a empresa teve um crescimento de +12% e consolidou a sua quota de mercado.

Alessandro Cattani, CEO da Esprinet faz um balanço de 2021: «Fechámos um ano excepcional, em que superámos os nossos objectivos, estabelecendo um recorde histórico, não apenas em termos de vendas, mas também, e principalmente, de lucro líquido. É com grande satisfação que anunciamos – em consonância com a estratégia de crescimento focada em linhas de negócio de alta margem de lucro – que o Grupo registou vendas no segmento de soluções avançadas que ultrapassaram os 870 milhões de euros, registando um aumento de +46% face ao ano anterior».

Portugal foi o mercado que mais cresceu (59%) apesar de não ser aquele que tem uma maior representatividade. Com um volume de negócios de 107,5 milhões de euros no mercado nacional, a tecnológica aumentou a quota em 10%.

Itália continua a ser o mercado mais forte da Esprinet com uma facturação de mais de 2,8 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 5% em relação a 2020. Já em Espanha registou apenas um crescimento de 1% com um volume de negócios na ordem dos 1,6 mil milhões de euros.