EmpreendedorismoNotícias

Protocol Labs e Faber fazem parceria para acelerar a Web3 na Europa

A sociedade de capital de risco e o laboratório de investigação, desenvolvimento e implementação de código aberto vão lançar um hackathon virtual e um programa de aceleração remoto.

A Protocol Labs e a Faber anunciaram hoje que vão colaborar com o objectivo de promover o desenvolvimento da  Web3, a próxima geração da Internet que será descentralizada e baseada em blockchain. No âmbito desta parceria, a sociedade de capital de risco e o laboratório de investigação, desenvolvimento e implementação de código aberto vão lançar um hackathon virtual e um programa de aceleração remoto.

O Faber Web3 Hackathon decorrerá entre Fevereiro e Março e será composto por dois dias de palestras e workshops «que permitirão colocar todas as equipas a par das tecnologias e frameworks mais relevantes e actualizados para a construção de um projeto Web3», explicam as organizações.

Esta iniciativa é dedicada a equipas que trabalhem em criptografia, tecnologias blockchain ou sistemas distribuídos que possam  impulsionar casos de uso da Web3 . As inscrições abrem na próxima segunda-feira e o prémio monetário total da competição corresponderá  a 75 mil euros que serão distribuídos pelos projectos vencedores.

Já o programa de aceleração,  Filecoin Faber Accelerator quer terá início em Abril, vai seleccionar dez startups em inicio de vida que terão acesso a um programa de três meses e usarão as ferramentas da Protocol Labs ( Filecoin e IPFS ) para construir modelos de negócios e tecnologias Web3. Além disso, os empreendedores vão contar com o apoio técnico e operacional da Faber, do laboratório e de especialistas em áreas como áreas de DeFi, tokenomics, contratos inteligentes, governação, NFT, UI, entre outras, e vão receber  80 mil euros em investimento pré-seed.

Alexandre Barbosa, Managing Partner da Faber, explica que há «uma nova geração de empreendedores está a construir um conjunto de novos protocolos descentralizados, ferramentas e algoritmos para enfrentar os difíceis desafios de eficiência, escalabilidade, segurança, privacidade ou operações transversais, bem como nos serviços e aplicações distribuídas de finanças descentralizadas (DeFi) ou NFT».

O responsável diz que a sociedade de capital de risco se «orgulha de fazer uma parceria com a Protocol Labs, que já é uma força motriz por trás do movimento Web3, no apoio a estas equipas».

Já  Colin Evran, Ecosystem Lead da Protocol Labs, realça que «o número de aplicações de alta qualidade criadas através de Filecoin cresceu num rácio de 8 vezes em 2021, atingindo milhões de utilizadores e acelerando a transição da Web2 para Web3» e salienta a importância da colaboração com a Faber: «Com a ajuda da programação, mentoria e rede de contactos, iremos ajudar ainda mais os developers e os empreendedores a criar com sucesso negócios com tecnologia Web3».