NacionalNotícias

APDC e IEFP criam centro de formação especializado em competências digitais

A colaboração pretende «criar condições para que Portugal tenha maior capacidade de resposta às exigências do mercado, das pessoas e das organizações».

Thomas Lefebvre/Unsplash

A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações e o IEFP – Instituto do
Emprego e Formação Profissional assinaram um Memorando de Entendimento destinado à
criação de um Centro Protocolar de Formação Profissional Especializada.

O objectivo deste centro é reforçar a valorização dos recursos humanos na área do digital através da promoção do conhecimento especializado e ajustar dessa forma a oferta às necessidades do mercado de trabalho.

A iniciativa enquadra-se no âmbito dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência, onde uma das prioridades é a formação profissional e a qualificação de pessoas.  A colaboração pretende assim «criar condições para que Portugal tenha maior capacidade de resposta às exigências do mercado, das pessoas e das organizações» numa altura em que a transição digital se apresenta como uma realidade incontornável e é sinónimo da competitividade do País.

Rogério Carapuça, Presidente da APDC, explica a parceria:  «O MoU agora assinado prevê a constituição de um Grupo de Trabalho entre a APDC e o IEFP para iniciar um trabalho conjunto tendo em vista a criação do Centro. A nossa abordagem será a de desenvolver um conceito de ‘Centro ‘Virtual’, no âmbito do qual e à semelhança do que já acontece com o Programa UPKsill, a formação é realizada na sequência das necessidades de talento por parte das empresas».