Em Foco

O (controverso) custo da nuvem

O tema não é pacífico e muito menos consensual. A indústria diz que a cloud é a salvação para todos os males, os analistas dizem que os custos podem ser elevados, mas que são opções de negócio. No fim da cadeia estão os clientes, que têm de fazer a triagem de toda esta informação.

Ir para a cloud é uma decisão de negócio
Entretanto, a Gartner, num comentário ao mesmo artigo, sugere que as decisões sobre despesas com nuvem são, em última análise, decisões de negócios. E que os custos de nuvem desnecessariamente altos são o resultado de decisões de negócios sobre prioridades – especificamente, sobre o tempo que os desenvolvedores e engenheiros dedicam à optimização de custos em comparação com outras prioridades. «O artigo no blogue é bastante sensato, mas muitas pessoas interpretaram mal ou retiraram apenas os aspectos mais sensacionalistas. Achamos ser fundamental ter em mente o seguinte: as decisões sobre despesas com nuvem são, em última análise, decisões de negócios. Os custos da nuvem desnecessariamente altos são o resultado de decisões de negócios sobre prioridades – especificamente, sobre o tempo que os desenvolvedores e engenheiros dedicam à optimização de custos em comparação com outras prioridades».

Para a analista, os líderes de negócios precisam de dar prioridade à optimização dos custos da nuvem – ou reconhecer que não é uma prioridade e que não há problema em desperdiçar dinheiro em recursos, desde que a facturação esteja a aumentar mais rapidamente. «Contando que seja uma decisão consciente e articulada, tudo bem. Mas não devemos fingir que os desenvolvedores são inerentemente irresponsáveis. Os programadores, como outros funcionários, respondem a incentivos e, se forem avaliados na sua velocidade de entrega de recursos, irão optimizar os seus esforços de trabalho para esse fim».

O tema está longe de ser pacífico e consensual. A indústria dá sinais de que a cloud é a salvação de todos os males, os analistas dizem que os custos podem ser elevados, sim, mas que são opções de negócio e, no fim, estão os clientes, que têm de fazer a triagem de toda esta informação.

Fomos ao mercado nacional perceber qual a visão das empresas sobre este artigo publicado no blogue da Andreesen Horowitz. E das 23 (vinte e três) empresas contactadas, apenas 9 (nove) responderam.

Aceitar o desafio
«Este é um tema particularmente relevante para a Red Hat», começou por dizer Edgar Ivo, territory manager desta empresa em Portugal. «Num contexto em que assistimos a um movimento crescente de adopção das diferentes clouds públicas, deparamo-nos também com um aumento da complexidade e implicações deste movimento a médio prazo. Se é indiscutível que as clouds públicas trazem uma enorme agilidade e uma evidente redução do prazo de entrega de novos projectos, é também evidente que muitos destes projectos não protegem as organizações do ponto de vista de custos futuros nem da necessária flexibilidade, exigível num contexto de maior concorrência de mercado».