NotíciasSegurança

Kaspersky: ataques DDoS crescem 24% no 3º trimestre de 2021

A tecnológica revela que «alguns dos alvos registados foram ferramentas para combater a pandemia, organizações governamentais, produtores de videojogos, e publicações de cibersegurança bem conhecidas».

Wirestock/Freepik

De acordo com a empresa de cibersegurança, os ataques de negação de serviço (DDoS – Distributed Denial of Service) estão a aumentar, tendo registado um crescimento de 24% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020.

Já número total de ataques inteligentes, ou seja, os ataques DDoS mais sofisticados e direcionados que podem ser utilizados não só para perturbar serviços, mas também para tornar certos recursos inacessíveis ou para extorquir dinheiro, aumentaram 31%, quando comparado período homólogo do ano passado.

A Kaspersky revela que «alguns dos alvos registados foram ferramentas para combater a pandemia, organizações governamentais, produtores de videojogos, e publicações de cibersegurança bem conhecidas».

Ambos os ataques também aumentaram em comparação com o segundo trimestre de 2021, com a maior percentagem de recursos atacados (40,8%) a atingir os EUA, seguido por Hong Kong e China. Durante o mês agosto, a Kaspersky detectou 8825 ataques DDoS, um novo número recorde diário.

A empresa explica ainda que parte dos ciberataques envolveram o botnet chamado Mēris, que é capaz de enviar um número massivo de pedidos por segundo, e destaca um ataque a uma universidade, que durou vários dias, em que os cibercriminosos estavam a tentar aceder a contas online de candidatos e escolheram um vetor de ataque que colocou o serviço totalmente indisponível.

Alexander Gutnikov, especialista em segurança da Kaspersky, esclarece os resultados da investigação da empresa: «Nos últimos anos, vimos os grupos de ataques cripto e DDoS competir por recursos, uma vez que muitos dos mesmos botnets utilizados para ataques DDoS podem ser utilizados para ataques cripto. Enquanto anteriormente víamos um declínio nos ataques de DDoS à medida que a criptomoeda ganhava valor, agora estamos a assistir a uma redistribuição de recursos. Os recursos de DDoS são procurados e os ataques são rentáveis. Esperamos ver o número de ataques DDoS a aumentar no quarto trimestre, especialmente porque, historicamente, os ataques DDoS têm sido particularmente elevados no final do ano».