NacionalNotícias

Adyen: 36% dos retalhistas portugueses têm uma estratégia activa de digitalização

O estudo da empresa de pagamentos salienta que 87% dos portugueses preferem pagar com cartão em vez de dinheiro.

wirestock/Freepik

A Adyen publicou um relatório sofre o sector do retalho em que concluiu que sete em cada dez retalhistas portugueses estão conscientes da importância de implementar experiências digitais, mas que apenas 36% têm uma estratégia formal e activa de digitalização.

O estudo Retalho 2021 – A metamorfose do retalho evidencia ainda 28% estão na fase de planificação de estratégia e que só 10% dos retalhistas têm canais físicos e online diferentes e não pretendem uni-los. A juntar a isto, 75% dos inquiridos revelam reconhecer a importância de oferecer todas as opções de pagamentos que os seus consumidores pretendam utilizar.

Realizado a 102 retalhistas e mais de mil consumidores em território português, o relatório teve como objectivo aferir os hábitos dos consumidores se alteraram devido à pandemia de COVID-19.

Entre as principais preocupações das empresas nacionais estão melhorar as opções de entrega ao cliente (86%), proporcionar novos canais digitais para a participação dos clientes (85%) e ainda oferecer novas soluções de pagamento (84%).

Do lado consumidores, a tecnologia é valorizada e 23% pensam que as empresas precisam de tornar a experiência de compra mais interessante através, por exemplo, de experiências de realidade virtual, de cafés em lojas ou de eventos/atividades especiais.

Pagamentos mudaram
O relatório revelou que os hábitos de pagamentos dos consumidores portugueses também se têm vindo a alterar: 44% costumavam preferir pagar em dinheiro, mas desde a pandemia mudaram para cartões ou carteiras digitais. 25% vão mais longe e dizem já não utilizar cartões físicos uma vez que confiam no dispositivo móvel ou carteiras digitais. Além disso,  87% dos portugueses preferem pagar com cartão em vez de dinheiro.

Quase um terço dos consumidores (34%) admitem monitorizar mais os seus gastos agora devido à incerteza económica e 43% indicaram que em 2021 têm poupado e fazem compras com menos frequência.

Quarenta e nove por cento dos consumidores em Portugal acreditam que os retalhistas devem ser responsáveis e oferecer sistemas de proteção no momento do pagamento. Quatro em cada dez admitem ter abandonado uma compra precisamente devido a falhas nos processos de autenticação.

Por seu lado, um quarto dos retalhistas acredita ter sistemas de terceiros para identificar fraudes, embora 14% ainda digam que não têm nada em vigor e não estão preparados para a gerir.

Oferecer aos consumidores portugueses o método de pagamento da sua escolha é essencial para um processo de checkout sem fricções. No nosso país, 64% gostam de poder escolher entre vários métodos no momento da compra, e metade acredita que os retalhistas devem facilitar a sua escolha.

Segundo a Adyen, «os retalhistas terão de explorar novos modelos de negócio e especialmente a sua estrutura para satisfazer as exigências dos utilizadores».

Juan José Llorente, Country Manager da Adyen para Portugal e Espanha, afirma que «os sobreviventes destes últimos dois anos têm agora a importante tarefa de fazer evoluir o mercado e oferecer não só opções de compra adaptadas à experiência física e online, mas também atrair, oferecer múltiplos métodos de pagamento aos seus compradores, conquistar os seus corações graças à implementação da mais recente tecnologia e sempre num ambiente que transmita confiança e segurança aos consumidores».