NacionalNotícias

Cabo submarino da Ellalink entra em pleno funcionamento

O novo cabo submarino permite «um aumento de 50% em termos de desempenho» entre os data centers no Brasil, Portugal e Espanha.

A EllaLink anunciou que o primeiro sistema de cabo submarino de alta capacidade entre a Europa e a América Latina já está em pelo funcionamento, ligando os data centers International Business Exchange (IBX) da Equinix em São Paulo, Lisboa  e Madrid.

Segundo a empresa, o novo sistema permite «um ganho de 50% em termos de desempenho entre o Brasil, Portugal e Espanha, quando comparado com as rotas de dados anteriores que transitavam pela América do Norte». Isto traduz-se numa menor latência algo crítico para as empresas que operam na cloud e cujos os negócios dependem da velocidade das ligações.

A Equinix, que  é parceira em termos de interconexão de mais de 40 projectos de cabos submarinos, foi escolhida pela EllaLink pela «experiência d no fornecimento de infraestrutura submarina de última geração, bem como graças ao seu denso ecossistema de redes, clouds, provedores de serviços financeiros e de TI».

Diego Matas, Chief Operating Officer da EllaLink, explica que «disponibilizar conexões one-hop entre a América Latina e a Europa com uma latência de 60 ms constitui uma mudança disruptiva em termos de latência transatlântica».

Já Jim Poole, Vice President, Business Development da Equinix, salienta a importância dos cabos submarinos: «
Actualmente, estão a ser produzidos e processados mais dados do que nunca – e quase cada byte  que se move pela Internet passa por um cabo submarino. Deste modo, as organizações exigem acesso a redes de alta capacidade e baixa latência, capazes de conectá-las a data centres separados pelos oceanos, com os mais altos níveis de fiabilidade. É aqui que a Equinix desempenha um papel fundamental, oferecendo uma grande vantagem aos seus clientes».

Por seu Turno  Carlos Paulino, Managing Director da Equinix Portugal, destaca a importância de Portugal como entrada na Europa: «Lisboa é um dos principais hubs de cabos submarinos do mundo, interligando Portugal a África e América do Sul. O nosso data center de Lisboa está estrategicamente localizado, possuindo conectividade directa a todos os cabos submarinos em Portugal, sendo ideal para as empresas que
pretendem usufruir destas autoestradas submarinas de forma simples e eficiente. O EllaLink é um
projceto muito importante para Portugal, sendo também relevante por permitir à Europa um maior
controlo sobre o tráfego global da Internet».