Empreendedorismo

Reviewpad quer revolucionar o ciclo de desenvolvimento de software

A startup portuguesa criou uma plataforma que usa inteligência artificial (IA) para simplificar o processo de revisão de código e ajudar as equipa de desenvolvimento a serem mais eficientes.

A Reviewpad apareceu «motivada pela necessidade de se terem melhores ferramentas para o processo de revisão de código», revela Marcelo Sousa, CEO e co-fundador da startup. O responsável já estava a «desenvolver ferramentas automáticas para melhorar a qualidade de código» e, em conjunto Adriano Martins, apercebeu-se de que podiam «adaptar algumas dessas técnicas para melhorar a forma como os programadores fazem a revisão». A plataforma da Reviewpad usa IA e «faz o trabalho árduo e deixa apenas a tarefa essencial para o programador», ou seja, «das mudanças mais sensíveis», salienta o empreendedor.

A startup quer «simplificar o processo de revisão de código para que qualquer programador no mundo se integre facilmente numa equipa de software, independentemente da sua experiência e da complexidade do código», diz Marcelo Sousa. O responsável alerta, no entanto, que a ideia «não é usar a inteligência artificial para substituir os programadores no processo de revisão, mas sim para dar informação que ajude os programadores neste processo» e explica porque diz isto: «Esta diferença é muito importante para nós, porque acreditamos que o processo de revisão de código é demasiado importante para ser completamente automatizado».

Velocidade e conhecimento
O CEO diz que a tecnologia que desenvolveram «combina a análise semântica do código com a análise do histórico de revisões», o que permite «compreender a evolução do código ao longo do tempo para saber quem são os elementos de uma equipa mais indicados para fazer a revisão e qual é o contexto relevante a cada alteração que tem de ser revista».

Isto traz benefícios às empresas porque «aumenta a velocidade da equipa de desenvolvimento, e melhora a comunicação entre elementos da equipa sobre o código». Ao optimizar estas duas vertentes, as equipas as equipas conseguem não só entregar software mais rápido e com maior qualidade, mas também aumentar o seu conhecimento sobre o código facilitando a integração de programadores mais juniores», o que poderá ajudar a colmatar a falta de programadores existe no mercado, esclarece Marcelo Sousa.

É precisamente na área de «transferência de conhecimento entre elementos das equipas» que está uma das grandes apostas da Reviewpad. «Frequentemente, as revisões são feitas pelos mesmos elementos numa equipa, e se estes elementos saírem da equipa, ou empresa, irão deixar uma grande knowledge gap que os outros elementos não conseguirão complementar». A tecnologia da startup faz com que todas as revisões de código possam ser utilizadas no futuro, mantendo assim o valor e conhecimento de todas as revisões, mesmo depois de serem integradas», refere.

Investir na inovação e comunicação
A empresa conseguiu um investimento superior a meio milhão de euros feito por «um business angel com fortes ligações no mercado global de produtos para melhorar a qualidade de software» e vai usar parte desse financiamento nas suas «operações e para o desenvolvimento e inovação». A outra parte servirá para «divulgar a Reviewpad com o objectivo de chegar a mais equipas em mais mercados». Ao nível da expansão internacional, a aposta será «numa primeira fase na União Europeia e depois nos Estados Unidos». Além disso, esperam no final de 2022, chegar à Índia, «onde o mercado de programadores está a crescer».

Mas a startup quer mais, garante Marcelo Sousa: «Vamos continuar a inovar até oferecermos a melhor experiência de revisão para todos os programadores e uma ferramenta que seja útil para as equipas».

A solução da Reviewpad foi lançada no mercado em Outubro e está disponível para «para equipas que usam o GitHub, GitLab ou Bitbucket», revela o CEO da startup.