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Três tendências de marketing digital para 2022

No campo do marketing digital, ‘inovação’ e ‘evolução’ são as palavras-chave. De acordo com a Oberlo, 46% de todo o investimento publicitário feito em 2021 teve como destino o mercado online. Ficar a par das novas tendências de marketing digital é por isso fundamental para o sucesso de pequenas e grandes empresas. Num artigo publicado na Forbes, a especialista em publicidade Indre Raviv analisou algumas das principais novas linhas de investimento da indústria e nomeou algumas das diretrizes que podem vir a definir o ano de 2022.
Para acompanhar o frenético crescimento do setor, no entanto, é preciso construir bases sólidas capazes de suportar qualquer pequena ou grande empresa. Uma boa estratégia de SEO é praticamente obrigatória. Além disso, uma boa exposição nas redes sociais já se tornou num pré-requisito de todos os empreendimentos de sucesso. Finalmente, o acesso a uma ferramenta de email marketing de qualidade também é essencial para fomentar o crescimento de qualquer negócio digital.

Integração de Inteligência Artificial

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) já faz parte das soluções de marketing digital das maiores empresas do mundo há vários anos. Mas segundo Indre Raviv, 2022 pode ser um ano de viragem para o marketing digital baseado em IA. Com cada vez mais serviços de IA no mercado, espera-se que a adesão a algoritmos de IA por parte de pequenas e médias empresas possa crescer muito em 2022.
Devido à sua extraordinária capacidade de análise, estes algoritmos podem catalogar milhares de milhões de linhas de informação em meros segundos e ajudar empresários a definir estratégias com maior acuidade e precisão. O marketing de IA pode representar um investimento considerável, mas existem sempre soluções alternativas adequadas a orçamentos mais humildes.

Eventos híbridos

Os eventos híbridos (eventos que ocorrem simultaneamente no mundo real e no espaço digital) não são uma novidade, mas podem continuar a ser tendência em 2022. Do ponto de vista do publicitário, é cada vez mais ilógico investir num evento ou campanha de marketing que não inclua uma impressão digital.
Indre Raviv insiste por isso que 2022 vai continuar a ser um ano forte para o live streaming e para a exploração de modelos de marketing híbridos. Os especialistas acreditam que os eventos híbridos são uma das várias práticas que vão continuar a ser aposta mesmo após a entrada no “novo normal.” Consequentemente, registou-se também um aumento no número de ciberataques registados em 2021.

Pesquisas ativadas por voz

De acordo com a Google Data, 52% de todos os utilizadores de pesquisas ativadas por voz gostariam de receber informação publicitária. Em 2022, apostar em marketing otimizado para tecnologias como a Siri ou a Alexa é por isso fulcral. O principal motor de busca da Internet, o Google continua a ser o maior “campo de batalha” do marketing digital, com milhões de pequenas e grandes empresas a competir por uma posição de relevo no seu ranking de pesquisa.
Segundo o site Invoca, 65% de todos os adultos entre os 25 e 49 anos recorre a pesquisas ativadas por voz pelo menos uma vez por dia. Entrar com força neste setor pode assim contribuir decisivamente para uma estratégia de marketing digital de sucesso.