NacionalNotícias

Hays: software developer é o perfil de TI mais procurado em Portugal

Pexels/Pixabay

A Hays revelou os resultados do Guia do Mercado Laboral 2021 em que concluiu que os perfis da área das tecnologias da informação (TI) são os segundos mais procurados a nível nacional. Tal deve-se à transformação digital imposta pela pandemia e ao aumento do comércio electrónico.

O estudo feito com base nas respostas de mais de 2700 profissionais qualificados e mais de 600 empregadores mostra que os perfis mais procurados são software developer (backend, frontend, fullstack), machine learning specialist e de DevOps/SRE. Na lista estão também os account manager, consultores SAP, administradores de sistemas/Sys Admin e mobile developers (IOS / Android).

A área de cibersegurança e da cloud foram outras das que teve um acréscimo de procura e Matilde Moreira, head da Hays Technology Portugal, salienta que além da programação, houve também «uma maior a procura de perfis da área de marketing digital e data analysis».

A responsável acrescenta que «a pandemia trouxe inúmeros novos cenários aos quais as empresas tiveram que dar resposta, como a necessidade de criar infraestruturas que permitissem o trabalho remoto, garantissem a sua sustentabilidade e mantivessem todo o sistema operacional do negócio com qualidade e segurança. Este grande desafio trouxe, desde logo, muita procura por diferentes perfis tecnológicos».