NacionalNotícias

IDC e Zertive Consulting lançam serviço para apoiar empresas nas candidaturas aos fundos europeus

O financiamento deverá ser usado pelas organizações para concretizarem projectos de transformação digital e valorizarem os seus negócios.

A IDC, em parceria com a Zertive Consulting, anunciou uma nova oferta, na área de consultoria, que visa apoiar empresas e organismos públicos nas suas candidaturas a Fundos Europeus de Recuperação.

As duas empresas acreditam que a forma de «suavizar os efeitos da recessão passa por aproveitar as oportunidades alavancando a tecnologia» e «apostando na transformação digital, criando lugar para a alteração das cadeias de valor, novos modelos de trabalho, novos produtos e serviços e novos ecossistemas de inovação».

Para isto, as organizações vão ter à sua disposição várias oportunidades de financiamento por via de instrumentos europeus que deverão ser usados para concretizarem projectos de transformação digital e valorizarem os seus negócios.

Gabriel Coimbra (na foto), Group Vice President & Country Manager, IDC Portugal, explica a importância dos fundos europeus: «a pandemia veio reforçar a importância da transformação digital para a competitividade das empresas e da economia portuguesa, e o novo Quadro Comunitário de Apoio e o PRR podem ser a única opção para a nossa economia acompanhar a aceleração digital que estamos a assistir a nível global».

Dado que a aplicação de fundos europeus envolve um «processo exigente e desafiante», a IDC e a Zertive oferecem um serviço que faz o «assessment às iniciativas de transformação digital planeadas»; faz  o «enriquecimento das iniciativas com boas práticas impulsionadoras do negócio como o framework Future of Enterprise IDC, uses cases, benchmarks, entre outros»; permite a «análise dos projectos na óptica nos fundos europeus»; identifica «o grau de enquadramento dos projectos com os fundos e o modelo de implementação»; e «faz a estruturação dos projectos em linha com orientações comunitárias».

Tudo isto permite o aumentar o potencial de financiamento e maximizar os benefícios aquando da aplicação dos fundos através de um processo de candidatura mais eficiente e ágil e com um roadmap de implementação definido.

Além disso, as empresas de consultoria proporcionam um serviço de alertas dos avisos publicados para que as organizações estejam sempre atentas aos passos que têm de ser dados e aos calendários que têm de ser cumpridos.