NacionalNotícias

NOS volta a ser a empresa que mais investe em inovação em Portugal

Em 2020, o operador de telecomunicações investiu mais de 67 milhões de euros em investigação e desenvolvimento (I&D).

@NOS

Segundo o Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2020 (IPCTN20) feito pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, a NOS lidera pelo segundo ano consecutivo o ranking das cem empresas que mais investem em I&D em Portugal.

O operador de telecomunicações fez um investimento de mais de 67 milhões de euros no ano de 2020 e tem  220 profissionais alocados às áreas de inovação. A NOS revela ainda que «registou um crescimento na ordem de 50% do número de profissionais com doutoramento nas áreas de I&D».

A aposta da empresa concretizou-se na «evolução das redes de nova geração, na preparação da chegada do 5G; em áreas relacionadas com a transformação digital e com o desenvolvimento das cidades inteligentes». Além disso, a NOS tem também reforçado a colaboração com universidades, centros tecnológicos nacionais e estrangeiros, startups e incubadoras.

Miguel Almeida, presidente da Comissão Executiva da NOS, explica a estratégia da empresa: «A liderança, pelo segundo ano consecutivo, no ranking das empresas que mais investem em investigação e desenvolvimento, é resultado da nossa aposta em criar as melhores soluções para os portugueses, exponenciando tudo o que a evolução tecnológica, nos vários domínios, permite oferecer. A NOS está firmemente comprometida em ser um acelerador da transformação digital do país, e dessa forma, constituir-se como uma alavanca de competitividade para a sociedade portuguesa».