InternacionalNotícias

Xerox: automação, digitalização e segurança são as áreas de aposta das PME para sair da crise pandémica

O estudo revela que 64% das pequenas e médias empresas (PME) estão optimistas e confiam no sucesso pós-pandemia.

Freepik

O estudo The State and Fate of Small and Medium Business mostra que 71% das PME considera que  os seus negócios mudaram como resultado da pandemia e que 80% acredita que a automatização de tarefas e processos essenciais foi vital para se manter relevante nos último ano e meio.

O relatório feito pela Morning Consult para a Xerox e que entrevistou 1200 decisores de empresas nos EUA, Canadá e Reino Unido revela ainda que 85% dos entrevistados confia mais do que nunca nas tecnologias de comunicação, apoio remoto de TI e hardware e software de segurança.

Por outro lado,  82% afirma que digitalizar os seus documentos é importante para garantir a capacidade de se manterem competitivos e 75% que têm os seus processos mais baseados em tecnologias de fluxos de trabalho, do que antes pandemia.

Já 88% considera o software e hardware de segurança como essenciais para proteger as informações de negócios e garantir a sua longevidade, e destas, 75% considera actualizar, ainda em 2021, as soluções que detém. Além disso, 65% diz que o apoio remoto de TI era um ponto de fragilidade substancial e por isso 74% provavelmente irá investir, já em 2021, em soluções optimizadas.

Em relação ao futuro, 64% das PME prevêem mesmo sair da pandemia mais fortes e 81% reconhece que a crise  os tornou mais dependentes da tecnologia  Em comparação com 2020, 75% das empresas aumentaram, em média, 34% dos seus orçamentos nessa área.

Segundo a Xerox, «os resultados sublinham o que é amplamente conhecido sobre as PME», ou seja, que são «optimistas, ágeis e realistas perante circunstâncias difíceis e dinâmicas desconhecidas».  A empresa realça que por isso, no contexto do COVID-19, as PME «rapidamente adoptaram tecnologias de transformação digital para terem uma força de trabalho distribuída e abordar as necessidades emergentes dos clientes».